MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Em menos de dois meses, Vigilância detecta mais de 190 focos de Aedes Aegypti em Bagé

Publicada em 20/02/2019
Em menos de dois meses, Vigilância detecta mais de 190 focos de Aedes Aegypti em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Quantidade supera metade do número de amostras identificadas no ano passado

Até a manhã de segunda-feira, a iniciativa pública para o combate ao Aedes aegypti já havia identificado, em Bagé, 191 focos do mosquito, desde o início do ano. O número representa aproximadamente a metade da quantidade de constatações do transmissor da dengue, Chikungunya, Zika vírus e Febre Amarela encontrados ao longo de todo o ano passado, quando a equipe detectou cerca de 390 amostras.

Para o coordenador de área da Vigilância Ambiental, Valdenir Ferreira Mendes, a situação é preocupante. “Estamos achando muitos focos neste verão, a situação está crítica”, declara. Em reportagem publicada no dia 8 de fevereiro de 2018, por exemplo, o Jornal Minuano noticiou que a Vigilância Sanitária havia identificado apenas 12 amostras.

O número poderá aumentar ainda mais nos próximos dias, vendo que, desde ontem, por uma semana, os agentes de combate às endemias (ACEs) estarão visitando os bairros da cidade para realizar o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que consiste em uma ampliação no serviço já feito na região central da cidade, para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue.

Atualmente, os bairros com maior incidência na cidade são Getúlio Vargas, Centro, São Judas Tadeu e Mascarenhas de Moraes.

Recursos conquistados
Vale lembrar que, no fim de janeiro, o governo estadual repassou R$ 59.882,41 para Bagé, visando o desenvolvimento de ações e serviços de saúde durante o período do Verão 2018/2019. Os recursos financeiros são oriundos do Ministério da Saúde, no valor total de R$ 2.473.550,94, destinados para os 232 municípios atingidos pelo Aedes aegypti.

Conforme adiantado, anteriormente, pela coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Josiane Parodes, os recursos serão utilizados para o custeio de ações de vigilância do Aedes Aegypti. O plano de ação, segundo ela, prevê a confecção de crachás, aquisição de uniforme e Equipamentos de Proteção Individual (EPI), material de trabalho, bolsas, picaretas, lanternas, tubitos, formulários, planilhas, pipetas e espelhos.

Além disso, está prevista a capacitação dos ACEs, dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e aquisição de um data show. Os recursos já foram transferidos, através dos Fundos Municipais de Saúde.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br