ANO: 25 | Nº: 6283
20/02/2019 Cidade

Fiesta de la Patria Gaucha culmina em cooperação entre Bagé e Tacuarembó

Foto: Tiago Rolim de Moura

Comitiva uruguaia divulgou evento folclórico na Rainha da Fronteira
Comitiva uruguaia divulgou evento folclórico na Rainha da Fronteira
Uma das maiores e mais tradicionais celebrações do Uruguai, a Fiesta de la Patria Gaucha, foi apresentada aos bajeenses, oficialmente, na manhã de ontem. Em uma reunião no gabinete do vice-prefeito, Manoel Machado, estiveram reunidos a secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, o intendente de Tacuarembó, Eber da Rosa, uma comitiva organizadora do evento, e o cônsul do Uruguai em Bagé, Mario Liori, onde selaram a Cooperação Cultural entre os dois municípios.
A 33ª edição da Fiesta acontece entre os dias 12 a 17 de março, em Tacuarembó. O evento, tombado como patrimônio cultural, conta com uma extensa programação que inclui provas, concursos e apresentações artísticas. "A vinda dos senhores abre um caminho muito importante para o tradicionalismo gaúcho", resumiu o vice-prefeito, que recepcionou a comitiva. Já a secretária de Cultura, destacou que é importante "fortalecer esse intercâmbio para que a nossa cultura e tradições sejam fortalecidas". Ela, aliás, não apenas confirmou participação de uma comitiva bajeense no evento uruguaio, como aproveitou a oportunidade para convidar a comitiva para estar presente na 16ª Festa Internacional do Churrasco, em novembro.
"É um evento que, fundamentalmente, celebra a tradição e todos os aspectos da cultura tradicional gaúcha, que abarca no sul do Brasil, Paraguai e Argentina, além do Uruguai. Por isso, procuramos esse 'hermanamento' neste encontro com uma cidade tão importante como Bagé", destacou o intendente de Tacuarembó.
Responsável pela intermediação do encontro, Liori destacou que a cooperação entre os dois municípios é uma forma de impulsionar não apenas a festa, mas também a cultura gaúcha, com todas as peculiaridades comuns a cada país onde é celebrada.
O cônsul contou, ainda, que Bagé deve participar do intercâmbio cultural com a apresentação de uma invernada da cidade. Além disso, a festa abre espaço para artistas bajeenses apresentarem seu trabalho, a fim de fortalecer o contato entre os universos distintos da cultura gaúcha. "Além disso, claro, todos estão convidados a prestigiar esta festa belíssima, que atrai muitos visitantes. Um dos pontos altos é o desfile 'criollo', em que se apresentam cerca de cinco mil cavalarianos", adiantou.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...