MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Fiesta de la Patria Gaucha culmina em cooperação entre Bagé e Tacuarembó

Publicada em 20/02/2019
Fiesta de la Patria Gaucha culmina em cooperação entre Bagé e Tacuarembó | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Comitiva uruguaia divulgou evento folclórico na Rainha da Fronteira

Uma das maiores e mais tradicionais celebrações do Uruguai, a Fiesta de la Patria Gaucha, foi apresentada aos bajeenses, oficialmente, na manhã de ontem. Em uma reunião no gabinete do vice-prefeito, Manoel Machado, estiveram reunidos a secretária de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, o intendente de Tacuarembó, Eber da Rosa, uma comitiva organizadora do evento, e o cônsul do Uruguai em Bagé, Mario Liori, onde selaram a Cooperação Cultural entre os dois municípios.
A 33ª edição da Fiesta acontece entre os dias 12 a 17 de março, em Tacuarembó. O evento, tombado como patrimônio cultural, conta com uma extensa programação que inclui provas, concursos e apresentações artísticas. "A vinda dos senhores abre um caminho muito importante para o tradicionalismo gaúcho", resumiu o vice-prefeito, que recepcionou a comitiva. Já a secretária de Cultura, destacou que é importante "fortalecer esse intercâmbio para que a nossa cultura e tradições sejam fortalecidas". Ela, aliás, não apenas confirmou participação de uma comitiva bajeense no evento uruguaio, como aproveitou a oportunidade para convidar a comitiva para estar presente na 16ª Festa Internacional do Churrasco, em novembro.
"É um evento que, fundamentalmente, celebra a tradição e todos os aspectos da cultura tradicional gaúcha, que abarca no sul do Brasil, Paraguai e Argentina, além do Uruguai. Por isso, procuramos esse 'hermanamento' neste encontro com uma cidade tão importante como Bagé", destacou o intendente de Tacuarembó.
Responsável pela intermediação do encontro, Liori destacou que a cooperação entre os dois municípios é uma forma de impulsionar não apenas a festa, mas também a cultura gaúcha, com todas as peculiaridades comuns a cada país onde é celebrada.
O cônsul contou, ainda, que Bagé deve participar do intercâmbio cultural com a apresentação de uma invernada da cidade. Além disso, a festa abre espaço para artistas bajeenses apresentarem seu trabalho, a fim de fortalecer o contato entre os universos distintos da cultura gaúcha. "Além disso, claro, todos estão convidados a prestigiar esta festa belíssima, que atrai muitos visitantes. Um dos pontos altos é o desfile 'criollo', em que se apresentam cerca de cinco mil cavalarianos", adiantou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br