ANO: 25 | Nº: 6437
21/02/2019 Cidade

Cerca de 13 mil alunos da rede municipal de ensino voltam às aulas

Foto: Tiago Rolim de Moura

Movimentação foi intensa nas escolas
Movimentação foi intensa nas escolas
O primeiro dia de aulas da Rede Municipal de Educação, ontem, marcou o início do ano letivo para cerca de 13 mil alunos, em 61 escolas. Entre as instituições, a única que ainda não retomou suas atividades é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Fundacao Bidart, que voltará no dia 11 de março, em função da reforma da rede elétrica no prédio. Além disso, uma das novidades deste ano é a inauguração oficial da nova EMEI Dener Assunção Braz, que está prevista para acontecer na primeira semana de março.

Para a secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, o primeiro dia na escola é sempre um marco, tanto para os alunos como para os profissionais da educação. "Todo ciclo que começa tem sua marca no primeiro dia. Hoje (ontem) é o dia em que as expectativas estão altas. Por isso, desejo a cada aluno, a cada aluna da nossa rede que tenha um ano maravilhoso, cheio de aprendizados, descobertas e prazer em estar na escola. E que nossos professores e funcionários sejam muito bem acolhidos, respeitados, e que também tenham suas expectativas superadas. Bom ano letivo de 2019 a todos nós", disse Adriana.

No caso de uma das maiores instituições da rede, a Emef Antenor Gonçalves Pereira, por exemplo, o movimento já foi intenso no primeiro dia de aulas. O diretor Rafael Soares Alves conta que as aulas foram calmas e contaram com a presença da maioria dos 760 estudantes da escola.

Após o término das aulas, Fabiana Paiva foi buscar sua filha Ana Luiza, de nove anos. Ela conta que se sente feliz em ver a menina voltando às aulas e reencontrando os colegas. "Ela tem uma turma na sala de aula desde o pré. Então, elas ficam esses dias em casa e sentem saudades umas das outras. É muito bom ver ela voltar", declara.

Preparos

Durante os mês de janeiro e primeiras semanas de fevereiro, as escolas receberam reparos e melhorias. Na segunda-feira passada, gestores escolares participaram de reuniões e, todo o quadro de servidores da rede municipal de ensino participou do evento oficial de abertura do ano letivo. Nesta terça-feira, ocorreram atividades preparadas em cada escola e, ontem, os alunos foram recebidos desde cedo para mais um ano de estudos. "Nossa rede está superando metas e dificuldades com conquistas e novos desafios a cada ano. Um exemplo concreto foi o melhor resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica alcançado nos últimos dez anos. Nos orgulhamos disto e, tenho certeza, que iremos além", falou a secretária.

Projeto pedagógico

Adriana também ressalta que há um projeto pedagógico que visa a crescente melhora da qualidade da educação bajeense, com os olhos focados anualmente na superação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Há um conjunto de ações que nos levam a buscar isto: pagamento do piso, escolas revitalizadas, merenda de qualidade, projetos como Antologia, Novo Mais Educação, Novo Rodarte, Núcleo de Apoio Pedagógico, atividades do Centro Educacional Melanie Granier, formações continuadas para professores, inspiração do Método Montessori, entre outras, tem sido alguns dos caminhos que têm nos levado a avanços significativos", elencou.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...