ANO: 25 | Nº: 6335
21/02/2019 Cidade

ESA abre inscrições para concurso público de admissão

Foto: Tiago Rolim de Moura

Bagé será uma das cidades que sediará as provas
Bagé será uma das cidades que sediará as provas
Ontem, dia 20, o Departamento de Ensino e Cultura do Exército Brasileiro, através da Escola de Sargentos das Armas, abriu o período de inscrições para o concurso público de admissão aos cursos de Formação e Graduação de Sargentos das áreas geral/aviação, música e saúde; que terão início em fevereiro de 2020. O edital foi publicado na terça-feira, no Diário Oficial da União. No total, serão 1.100 vagas para todo o país.

Podem participar do concurso as pessoas brasileiras natas ou naturalizadas, que tenham concluído o ensino médio ou que estejam no último ano desse nível escolar, desde que o concluam até a matrícula do curso. É preciso ter entre 17 e 24 anos para a área Geral/Aviação; e entre 17 e 26 anos para as áreas de Música e Saúde. No caso de homens, é preciso ter altura mínima de 1,60 m. Para as mulheres, a altura mínima é de 1,55 m.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e devem ser feitas através do site da ESA: www.esa.eb.mil.br, por meio da ficha de inscrição. Além disso, é necessário pagar a Guia de Recolhimento da União - GRU, no valor de R$ 95,00. O candidato poderá solicitar a isenção do pagamento. Todas as orientações e esclarecimentos relacionados ao processo estão disponíveis no Manual do Candidato, que pode ser acessado no mesmo site.

Do total de 1.100 vagas disponíveis, 1.000 são destinadas para a área Geral/Aviação, das quais 900 são para homens e 100 para mulheres. Outras 60 vagas são exclusivas para a área de Música, dentro da qual há 11 categorias de instrumentos musicais, discriminadas no edital. As outras 40 vagas são para a área de Saúde. No Rio Grande do Sul, os exames serão aplicados em Bagé, Cruz Alta, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santiago e Uruguaiana.

A condução do Concurso de Admissão é responsabilidade da ESA. Posteriormente, os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos serão realizados em dois períodos de instrução, em outras organizações militares. O 6º Regimento de Cavalaria Blindado, de Alegrete, será o único do Rio Grande do Sul a fazer parte do período básico da formação, com duração de 48 semanas. Logo após, o período de qualificação também tem duração de 48 semanas.

Confira outras informações no edital, clique aqui.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...