MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Estado define ações para instalação de planta frigorífica na Rainha da Fronteira

Publicada em 22/02/2019
Estado define ações para instalação de planta frigorífica na Rainha da Fronteira | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reunião apontou construção de um poço artesiano para abastecer o futuro empreendimento como prioridade

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, representando o prefeito Divaldo Lara, participou de reunião, nesta semana, com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, acompanhado do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Paulo Afonso Schwab, do chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, do gestor do Arranjo Produtivo Local (APL) do Alto Camaquã, Marcos Blanco, do presidente da cooperativa Cofrusa/Alto Camaquã, Júlio Fernandes Moreira, e do diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDI, Cristian Becker. A agenda, em Porto Alegre, teve como pauta a implantação de planta frigorífica no município de Bagé, em área integrante da Embrapa Pecuária Sul, tendo como propósito organizar a cadeia produtiva da ovinocultura nos municípios da região.

De acordo com Covatti, inicialmente, serão reorganizados os programas e projetos relacionados aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), fruto das políticas de incentivo e promoção das ações prioritárias estabelecidas pelo governador Eduardo Leite, dentre as quais às ligadas a ovinocaprinocultura (câmara setorial da ovinocultura, fundo de ovinocultura, fomento, acesso a linhas de créditos e alinhamento das agendas estratégicas). O titular da pasta estadual afirmou, segundo Bayard, ter conhecimento da proposta de implantação do frigorífico e considerou importante a integração com as demais secretarias de Estado e com as prefeituras municipais do território do Alto Camaquã.

A demanda prioritária, no momento, é a construção de um poço artesiano que abastecerá o futuro empreendimento. Para tanto, a Prefeitura de Bagé, cidade que sediará a estrutura, requisitará o apoio do governo do Estado na execução da obra. Outros encaminhamentos, tais como a liberação de processos de licenciamentos ambientais e a construção de estrada de acesso ao frigorífico, são questões que vêm sendo encaminhadas nos últimos meses pelos gestores. O total de investimentos previstos para execução do projeto é de R$ 5 milhões, valor já aprovado pelo BNDES.

Bayard destacou estar confiante na implantação do projeto, o qual considera estratégico e primordial para a retomada da ovinocultura. "O elo da indústria é decisivo na organização da cadeia produtiva e no empoderamento, sobretudo, dos pequenos produtores, no processo produtivo", sustenta ele.

Varella, por sua vez, salientou a parceria da instituição pública e o respaldo da Embrapa, buscando consonância com as ações do governo estadual e federal, reforçando assim a relação de proximidade da pesquisa e extensão. "Somos base desse projeto. O módulo experimental de abate de ovinos dentro da nossa área respalda e consolida o trabalho dos pesquisadores e atores estratégicos, somados à Fepagro e à Emater", ressaltou.

Moreira lembrou do impacto social da atuação da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (Adac) e da Cooperativa como entidades que congregam centenas de pequenos produtores, potencializando a cultura colaborativa.

Já Schwab manifestou apoio direto à iniciativa, afirmando que a entidade é um dos principais esteios da proposta, por conter pressupostos claros de retomada e afirmação da ovinocultura como forte ativo de desenvolvimento da matriz econômica da região.

O Arranjo Produtivo Local do Alto Camaquã é integrado pelos municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Canguçu, Encruzilhada do Sul, Lavras do Sul, Piratini, Pinheiro Machado e Santana da Boa Vista.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br