MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Maior escola da região, Justino Quintana volta às aulas com perspectiva de novos reparos em estrutura

Publicada em 22/02/2019
Maior escola da região, Justino Quintana volta às aulas com perspectiva de novos reparos em estrutura | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Após quatro anos interditado, prédio voltou a ser utilizado em 2017

Reinaugurada há pouco menos de um ano, a Escola Estadual de Educação Básica Professor Justino Costa Quintana voltou às aulas, ontem, com pendências em sua estrutura recentemente reformada.

Segundo a diretora da escola, Sônia Barbosa, alguns defeitos levantados no ano passado, em vistoria pela 13ª Coordenadoria Regional de Obras (13ª Crop), ainda não foram resolvidos pela empresa responsável. "Tem coisas que são bem preocupantes, que se não forem feitas vão nos dar um problema um pouco maior e nos causar transtorno", sustenta.

Como exemplo, Sônia falou sobre o sistema de motores que bombeiam água para a caixa, que apresentou problemas no ano passado, deixando a instituição desabastecida. "Quando queimou o primeiro motor, a gente avisou que tinha que ser feito um reparo, mas demoraram e tivemos que ficar dois dias sem funcionar", lembra.

De acordo com o responsável pela 13ª Crop, César Vasconcellos, a empresa responsável pela reforma já foi informada sobre a situação da escola e prestou o serviço de troca do motor para caixa d'água quando requisitado. Vasconcellos adiantou que faria, ainda ontem, uma nova vistoria no local para verificar os reparos que a estrutura precisa e se houve agravações nos pontos já identificados anteriormente para, então, notificar a empresa.

O coordenador destaca que a obra tem validade de cinco anos a contar da data de entrega, no entanto a garantia somente é válida para defeitos na estrutura, sendo que em caso de mal funcionamento por falta de manutenção ou uso, a responsabilidade deve ser da gestão da instituição.

Obra

Sendo a maior da rede estadual na região, a escola Justino Quintana, atualmente, conta com 1,5 mil alunos, atendidos por 98 professores, além de funcionários e gestores. A instituição havia sido interditada em agosto de 2013, por recomendação do Ministério Público, por apresentar risco à vida dos estudantes, professores e funcionários. A interdição foi recomendada após vistoria da estrutura, realizada pela Divisão de Assessoramento Técnico do Ministério Público, junto à 13ª Crop.

Após uma série de entraves burocráticos, a obra foi iniciada em 2014, mas sofreu várias paralisações por falta de repasses. Dessa forma, somente em 2017 as aulas foram retomadas no prédio.

Conforme o que foi dito na entrega da obra, pelo diretor da empresa Sistema Engenharia, Emílio Mansur, foram realizadas intervenções em 15 mil metros quadrados, sendo 2,6 mil metros quadrados de obras novas e seis mil metros quadrados de reformas em salas de aula; redes elétrica, hidráulica e de esgoto; teatro; estacionamento; quadras poliesportivas; além de elevador para a acessibilidade dos alunos. No total, a reforma recebeu investimento de cerca de R$ 8 milhões.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br