MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Tomada de Monte Castelo é celebrada por militares em Bagé

Publicada em 22/02/2019
Tomada de Monte Castelo é celebrada por militares em Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Solenidade marcou os 74 anos de conquista da Força Expedicionária Brasileira

Para celebrar os 74 anos da principal batalha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial e homenagear os brasileiros que lutaram no confronto, a 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada realizou, ontem, a tradicional solenidade alusiva à Tomada de Monte Castelo.

Na ocasião, o comandante da 3ª Bda C Mec, general Carlos Augusto Ramires Teixeira, e o efetivo de toda a Guarnição Militar de Bagé prestaram homenagens ao ex-combatente da FEB João Francisco da Silva, de 95 anos, o único bajeense remanescente do batalhão que atuou no combate.

Em seu pronunciamento, general Ramires agradeceu a presença das autoridades que compareceram à solenidade e destacou o bajeense e os demais homens que lutaram e deram suas vidas no embate na Itália como exemplos de determinação e honra à pátria. "Que os esforços e os sacrifícios oferecidos pelos combatentes, como o João da Silva, que conquistaram Monte Castelo, sirvam de exemplo e motivação para continuarmos a cumprir com eficiência e eficácia as missões que a Constituição nos atribui", salientou o comandante.

Confronto

A Batalha de Monte Castelo foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o avanço no norte da Itália. O embate, que durou três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, marcou a presença da FEB na guerra, com a tomada da elevação, que possuía grande importância tática por permitir o avanço das tropas em direção à Alemanha. Durante o confronto, foram mortos 478 soldados e aprisionados 27 inimigos alemães.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br