MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Uruguay: un mundo natural para descubrir

Publicada em 22/02/2019
Uruguay: un mundo natural para descubrir | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
O Uruguai possui um conjunto de fatores que o tornam único

Marcelo Rodríguez
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

Quando se fala em Uruguai, o que vem à cabeça, pelo menos de muita gente, é parrillada, doce de leite e cerveja Norteña, mas o país dos hermanos, obviamente, é bem mais do que isso. Na estreia desta coluna, que vai ser, eu prometo, bem diversa, vamos falar sobre várias opções turísticas que o pequeno grande país da América do Sul tem para oferecer. Ah! Lembrando que os brasileiros estão em segundo lugar no ranking de nacionalidades que mais visitam o Uruguai, segundo o próprio Ministério de Turismo de lá, atrás, apenas, dos argentinos.

Apesar de que há muitas similitudes entre o país vizinho e o Rio Grande do Sul, o Uruguai ainda possui um conjunto de fatores que o tornam único. Desde a gastronomia, até a arte, passando pelos costumes e pelas tradições, o pequeno país encanta qualquer um que o conhece. As opções turísticas são diversas e se estendem por todo o território uruguaio, mas as principais são o turismo termal, cultural e patrimonial, o ecoturismo e de praias. Mas calme. Vou explicar o que é cada uma dessas opções e como você pode aproveitá-las ao máximo.


Águas termais


Esta é uma das opções que não está nas cidades mais visitadas do Uruguai, como por exemplo Montevidéu ou Punta del Este. As águas termais surgem do Aquífero Guarani, um dos recursos hídricos subterrâneos mais importantes do planeta. A oferta termal está concentrada nos departamentos de Salto e Paysandú, no litoral do Rio Uruguai, e os parques existentes são: Arapey, Daymán, Guaviyú, Salto Grande, San Nicanor e Almirón. Por lá, a temperatura da água oscila entre 38º e 46º. Entre tantos outros benefícios, banhar-se nestas águas melhora a circulação sanguínea, reduz a pressão arterial, alivia dores musculares e de cabeça, alivia o stress e auxilia na cicatrização.Geograficamente falando, tem opções relativamente próximas a Bagé.


Cultura e patrimônio


A oferta cultural e patrimonial uruguaia é muito ampla; desde a música, com o candombe e o tango, às tradições do “gaucho” e às heranças indígenas e afrouruguaias, passando por inúmeros museus, centros culturais e festas populares. Na arquitetura, o país conserva exemplos únicos dos estilos art nouveau e art decó. Há, também dois lugares declarados como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco: o bairro histórico de Colônia do Sacramento, fundada em 1680 pelo Império Português, na tentativa de ampliar seu território, e o ex-frigorífico Anglo de Fray Bentos, exemplo excepcional da evolução da estrutura social e econômica dos séculos XIX e XX, na região.


Ecoturismo


Mesmo sendo um país pequeno, o Uruguai tem inúmeras áreas verdes para quem curte fazer ecoturismo. Ao visitar estes lugares, é possível contemplar verdadeiros cartões postais, um deles, por exemplo, é o “Geoparque Grutas del Palacio”, localizado no departamento de Flores, a duas horas de Montevidéu. Lá, é possível entrar em antigas cavernas, contemplar pinturas rupestres e passear por belas paisagens, que incluem colinas, cerros, grandes lagos, arroios e rios. Este é um dos geoparques existentes na América do Sul, com reconhecimento da Unesco, e as suas formações geológicas têm diferentes idades, que chegam aos 2,5 mil milhões de anos.


Praias


Natureza, ambientes familiares e paisagens se misturam para oferecer experiências únicas nas praias uruguaias. Há opções para todos os gostos, desde praias solitárias e cercadas pela natureza até praias agitadas e ideais para esportes aquáticos. Montevidéu, por exemplo, além de ser um centro de negócios e cultura, possui boas praias para curtir com a família. Piriápolis, em Maldonado, e Punta del Diablo e La Paloma, em Rocha, são as melhores opções para quem busca boas praias durante o dia e diversão à noite. Claro que Punta del Este não pode, jamais, ficar de fora. O balneário é um lugar imperdível para quem quer qualidade de vida, variedade de serviços e glamour.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br