MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Governador não descarta redução de imposto sobre o arroz

Publicada em 25/02/2019
Governador não descarta redução de imposto sobre o arroz | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Leite e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, durante a abertura da colheita no RS

O Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção nacional de arroz. A área passa de 1 milhão de hectares, especialmente na metade Sul. E tais números podem ganhar um reforço do pode público gaúcho, que pode reduzir impostos e auxiliar o setor orizícola a enfrentar dificuldades contemporâneas.  Ao menos é que o deu a entender o governador Eduardo Leite, durante sua participação na 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, realizada sexta-feira, em Capão do Leão.
Após o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do RS (Federarroz), Henrique Dornelles, dizer que "o produtor gaúcho tem um custo altíssimo de produção, seja pelo alto ICMS, seja por problemas de logística ou mesmo a questão de tarifas de energia", Leite se posicionou a quem acompanhava do evento.
O governador disse que o principal pedido da categoria – a redução do ICMS de 12% para 7% – já está sendo analisado por uma equipe técnica do governo, com integrantes das secretarias da Agricultura e da Fazenda. "Estamos vendo se é possível e o que seria possível fazer. Não descartamos essa redução, mas isso merece uma análise técnica, com muita responsabilidade. Temos que ver todos os efeitos na cadeia produtiva. Não pode ser uma decisão política para agradar A ou B. Não há um prazo, mas poderia ser para a próxima colheita, já dando um sinal de estímulo ao agricultor", explicou Leite.
o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, afirmou que o governo também aposta no diálogo: "Estamos conversando com o governo federal e com as bancadas estadual e federal para amenizar a crise e fortalecer o setor".
Na safra 2017/2018, o RS colheu 8,3 milhões de toneladas. Agora, com o agravante das chuvas e enchentes que atingiram as lavouras no começo do ano, a expectativa é menor, com o resultado estimado em torno de 7,3 milhões de toneladas. Segundo a Federarroz, os quatro últimos anos foram marcados por questões climáticas e/ou financeiras. Apesar disso, a produção ainda envolve 8 mil produtores gaúchos e gera 37 mil postos de trabalho diretos, segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Na atualidade, o Rio Grande do Sul é responsável por 90% das exportações do cereal.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br