Minuano Saúde
Urcamp no Centro de Referência Materno Infantil Camillo Gomes
Com o apoio da Gestão Superior da Urcamp, os cursos de Enfermagem, Nutrição e Psicologia e a Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência firmaram importante parceria, com o objetivo de agregar ao serviço já existente no Centro de Referência em Materno Infantil Camillo Gomes práticas ambulatoriais aos acadêmicos, proporcionando, por intermédio dessas atividades, o atendimento à população.
Nesta edição, fique sabendo o que os acadêmicos dos cursos de Saúde da Urcamp estão realizando junto à unidade.
Atenção materno infantil é auxiliada por acadêmicos
A coordenação de saúde destaca algumas atenções importantes tomadas pelos acadêmicos: Os acadêmicos da Enfermagem têm a oportunidade de ingressar no serviço e participar de todas as etapas de evolução da gestação, bem como interagir com os demais profissionais que atuam no Camillo Gomes.
Essa parceria é de suma importância, pois proporciona novos conhecimentos e experiências, através das atividades realizadas, permitindo uma troca de conhecimentos entre os envolvidos e fazendo com que se perceba a importância do grupo em relação à vivência das gestantes. Há uma troca de experiências sobre gestação, cuidados com o recém-nascido e puerpério. Essas orientações recebidas pelas gestantes durante o acompanhamento pré-natal objetivam facilitar a compreensão da gestação como um processo fisiológico e viabilizar fatores que condicionem uma experiência positiva e gratificante.
A atenção materno infantil é de suma importância para o desenvolvimento da criança. Existem evidências científicas de que o estado nutricional no período periconcepcional e durante a gravidez, bem como o estado nutricional da criança nos primeiros anos de vida, são fatores que influenciam significativamente a saúde de um indivíduo durante toda a vida.
No que se refere a atuação do psicólogo no trabalho materno infantil, também denominada Pré-Natal Psicológico (PNP ), pode-se referir o acompanhamento pré-natal de gestantes, a intervenção psicoeducativa, como práticas – complementares ao pré-natal biomédico – voltadas para o atendimento psicológico das gestantes, as quais também estimulam a integração de seus familiares nos cuidados desenvolvidos ao longo do ciclo gravidicopuerperal. Notadamente, as ações envolvem encontros grupais temáticos (por exemplo: preparação para maternidade e prevenção da depressão pós-parto).
As ações serão desenvolvidas, a partir de março deste ano, juntamente com o início das atividades acadêmicas. Também serão desenvolvidos projetos de extensão e todas as ações exercidas pelos acadêmicos serão supervisionadas por professores das referidas áreas.