MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Primeira etapa da Prova de Avaliação a Campo é encerrada em Bagé

Publicada em 26/02/2019
Primeira etapa da Prova de Avaliação a Campo é encerrada em Bagé | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dois lotes foram julgados por representantes da ABHB

Bagé sediou, na manhã da sexta-feira passada, dia 22 de fevereiro, a avaliação fenotípica dos 30 animais das raças Hereford e Braford participantes da Prova de Avaliação a Campo (PAC), realizada pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul.
Divididos entre dois lotes, os exemplares foram julgados pelo trio de inspetores técnicos credenciados pela ABHB, Jacques Leston, José Antônio Correa Filho e Leonardo Corrêa, que também é o responsável técnico pela Prova. A avaliação, que classificou os reprodutores de acordo com o seu padrão e conformidade racial, marca o encerramento da primeira etapa da PAC 2018/2019.
Antes do resultado final, os tourinhos ainda serão submetidos a outra bateria de testes que engloba a avaliação de aspectos como fertilidade, gordura subcutânea e ganho de peso, além do Teste de Eficiência Alimentar (TEA).
De acordo com Aldo Tavares, presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação, o resultado das avaliações e o estado dos animais são bastante satisfatórios. "Pelo trabalho que vem se fazendo junto aos criadores, e com a ABHB dando uma maior visibilidade ao teste, nesta edição contamos com touros de melhor padrão. Outro ponto importante foi a correção das pastagens, o que garantiu um Ganho Médio Diário (GMD) de mais de 900 gramas. Entre as três possibilidades de avaliação (candidatos à dupla marca, padrão e descarte), não obtivemos nenhum exemplar depreciado, além de um grande número de candidatos à dupla marca'', destaca.

Análise dos inspetores

Para Leonardo Corrêa, esta foi a melhor edição da prova. "Dentro das condições que nós temos, os resultados foram muito bons. Como começou mais cedo, os animais aproveitaram melhor as pastagens de inverno, e o GMD deve se manter, mesmo com a chegada da seca”, avaliou. Quem também classificou como satisfatória esta edição, foi José Antônio Correa. "Este lote Braford é bem mais uniforme em relação aos animais das edições anteriores, mas em ambas as raças havia no mínimo dois animais que se destacavam positivamente’’, comentou. Já Jacques Leston salientou a adaptação dos participantes. "São dois lotes muito parelhos entre si, mas o Braford me pareceu mais adaptado ao ambiente. Ainda assim, temos animais muito bons na raça Hereford, e a tendência é que saiam bons touros daqui e que os criadores possam aproveitar muito bem esta genética".

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br