MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Estado cria grupo de trabalho para tratar da utilização do agrotóxico 2,4-D

Publicada em 27/02/2019

O governo do Estado publicou, no Diário Oficial de ontem, o Decreto 54.514, que institui o grupo de trabalho para tratar das questões e promover ações relativas à utilização do agrotóxico 2,4-D no Rio Grande do Sul. O grupo foi criado a partir de um pedido encaminhado pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, ao governador Eduardo Leite.

O grupo de trabalho será composto por representantes das secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, por intermédio da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) e Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov); do Meio Ambiente e Infraestrutura; e da Saúde. Também serão convidados a participar os Ministérios Públicos Estadual e Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa, a Emater/RS-Ascar, a Farsul, a Fetag/RS e a Famurs. O Grupo de Trabalho poderá requerer a participação de outros órgãos públicos e entidades da sociedade civil com expertise nas culturas de citros, maçã, erva-mate, noz-pecã, oliva, uva e vinho, soja e arroz.

O 2,4-D é um herbicida utilizado para controlar ervas daninhas no cultivo da soja. No final de 2018, seu uso inadequado fez com que houvesse deriva do produto para outras áreas de cultivo, causando prejuízo em 68 propriedades de 19 municípios gaúchos, em culturas como uvas, oliveiras, maçã, milho, azevém e até campo nativo, segundo dados do Estado. "Agora que o grupo de trabalho foi oficializado, a próxima etapa será marcar uma reunião com as secretarias estaduais, até porque houve deriva no meio urbano e a Secretaria da Saúde está trabalhando nessa questão", informa Rafael de Lima, chefe da Disa.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br