MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Urcamp inicia ano letivo com dobro de matrículas

Publicada em 27/02/2019
Urcamp inicia ano letivo com dobro de matrículas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O ano de 2018 foi um dos melhores que a Urcamp já teve em sua história. As muitas mudanças desenvolvidas pela Instituição Comunitária de Ensino Superior trouxeram uma nova realidade para alunos, professores, funcionários e, também, para a comunidade regional. Essa "nova Urcamp" foi evidenciada durante a abertura do ano letivo 2019 e recepção dos novos alunos, conduzida pela reitora Lia Maria Herzer Quintana, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, mantido pela Fundação Attila Taborda, na noite de segunda-feira, dia 25.

Para a reitora e também presidente da Fundação Attila Taborda (Fat), a nova realidade vivida pela Urcamp é fruto de muito trabalho. "Tudo o que a gente investiu em qualidade está retornando através das notas, tanto no recredenciamento institucional quanto no credenciamento do Ensino a Distância. Esse ano, a diferença é que nós estamos apostando na Graduação I, um ensino voltado para o século 21", explicou. Ainda, segundo ela, "esse acolhimento e esclarecimento para os alunos, motivacional para os professores, é muito importante".

Importante, por exemplo, para alunos e alunas como Rebeca Marques Steinstrasser, que começa o curso de Agronomia, seguindo os passos da sua mãe, a agrônoma Daniela Marques. "Eu fiz o curso técnico integrado em Agropecuária, no IFSul, e gostei bastante da área. Além de ter sido bastante incentivada pela minha mãe", explicou. Questionada sobre o por quê de ter escolhido a Urcamp, Rebeca foi categórica. "É uma instituição com uma grande trajetória, uma trajetória muito bonita e principalmente por ter professores muito qualificados", indicou.

A importância do acolhimento

O vice-reitor da Urcamp, professor Fábio Paz, considera fundamental a recepção aos alunos, tanto novos quanto veteranos, principalmente pela quantidade de novidades que a instituição possui. "O 2019 começa muito positivo, já com mais uma nota máxima do MEC, que comprova todo o nosso trabalho. Nós mudamos muito o nosso olhar. Nosso foco é o aluno, escutar o aluno, prepará-lo para o futuro. Não sabemos se as profissões que temos hoje serão iguais. A Urcamp está buscando preparar seus alunos para o que vier", explicou.

Para a pró-reitora de Ensino, professora Virgínia Paiva Dreux, a expectativa para 2019 é muito grande, principalmente pelo fato de que, neste ano, houve quase o dobro de matrículas em relação a 2018. "Esta recepção é para que o aluno, além de conhecer todo o novo modelo de graduação que nós preparamos, possa saber todas as informações da instituição e saber onde ir quando precisar alguma coisa. Estamos entregando, ainda, um Guia Acadêmico, com todas as informações necessárias", explicou a pró-reitora. Ainda, segundo ela, todo esse acolhimento aproxima ainda mais o aluno da Urcamp, impactando na sua formação.

Inovar é fundamental

Além da recepção por parte da equipe da Urcamp, os novos alunos assistiram a palestra de Daniel Sperb, consultor em inovação estratégica e fundador da Be Formless, empresa especializada em modelagem estratégica de negócios e educação. Segundo ele, é importante entender como cada área do conhecimento se posiciona, hoje, frente às inovações. "A inteligência artificial, por exemplo, está colocando em xeque determinados campos do conhecimento, tornando determinadas funções obsoletas. Então precisamos entender como deve ser esse processo de adaptação", pontuou Sperb.

Por outro lado, o consultor destaca a posição da instituição comunitária de ensino superior frente a esta realidade. "A Urcamp decidiu virar uma chave para as metodologias ativas porque a verdadeira revolução na educação não é tecnológica, ela é metodológica. Então não adianta encorpar as instituições de ensino com um aparato tecnológico se o método não muda, se o professor não muda, se ele não coloca o aluno como protagonista", destacou. Ele ainda ressalta que a Urcamp é pioneira. "Apenas outra instituição no Brasil está fazendo o mesmo, que é a UniAmérica, de Foz do Iguaçu, no Paraná. Ela é, inclusive, parceira da Urcamp". finalizou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br