ANO: 25 | Nº: 6401
01/03/2019 Fogo cruzado

Bayard apresenta proposta da Casa do Empreendedor na Aciba

Foto: Viviane Becker

Manifestação ocorreu durante reunião de integração da entidade
Manifestação ocorreu durante reunião de integração da entidade
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Bayard Paschoa Pereira, participou, na noite de terça-feira, da reunião de integração da Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba), reunindo diretores e sócios da entidade. O objetivo da agenda, além de discorrer sobre ações organizadas pela pasta, tratou de expor o projeto da Casa do Empreendedor.
Na ocasião, Bayard detalhou como irá funcionar a Casa do Empreendedor, cuja proposta começou a ser avaliada no primeiro ano de mandato da atual gestão, em 2017, e deverá estar funcionando plenamente - segundo projeção do próprio secretário - dentro de 60 dias, na Bento Gonçalves, nº 335 (em frente à Praça da Estação).
O representante do Executivo falou das maiores dificuldades enfrentadas e as perspectivas que envolvem esse novo espaço que irá estabelecer uma maior relação entre o poder público e aqueles que empreendem em Bagé. "Colocar em funcionamento a Casa do Empreendedor é um dos grandes desafios do atual governo", salientou.
Entre as questões apontadas como positivas, exaltou o secretário, está o rompimento de burocracias, a recepção do empreendedor em um ambiente único e acolhedor, harmonização do fluxo de funcionamento das secretarias afins, e fazer com que esse serviço esteja em constante avaliação e controle pelos próprios usuários.
Bayard explica que a interação entre as secretarias irá efetivar a transversalidade entre todas elas nos processos de licenciamento, compartilhando desse mesmo espaço físico, fazendo com que todo o processo seja feito em conjunto e assim, melhore constantemente a agilidade no fluxo de registros. O objetivo é integrar, também, as seguintes representações a estrutura: Sebrae, Aciba, Cobame, AJE, Sindilojas, Sindicato dos Contadores, OAB, universidades, FGTAS/Sine e Programa Especial de Crédito, Associação de Corretores de Imóveis (Acib); além de disponibilizar e promover na Casa, espaço para reuniões e capacitações.
Bayard ressaltou que a Casa permitirá que os empreendedores usufruam de um espaço especializado e desburocratizado, que contará com representação de diversas entidades de diferentes setores. "A ação é considerada inovadora, sendo um espaço de acolhimento para todos os empreendedores. Até a abertura, os profissionais estarão treinados para darem celeridade na abertura e formalização das empresas", enfatizou o secretário.
"Vivemos num cenário de grande burocracia, que desestimula o empreendedorismo", salientou o presidente da Aciba, Pedro Ernesto Obino. Ele, aliás, disse acreditar que a Casa do Empreendedor poderá ser um marco, gerando estímulo abertura abertura de empresas e formalização dos negócios e impulsionando o desenvolvimento do município. "Como expôs o secretário, existem grandes desafios para colocar em operação e ter um resultado pleno da Casa do Empreendedor, por se tratar de um importante projeto. A Aciba se coloca como parceira desta iniciativa e ajudará no quer for possível", projetou.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...