ANO: 25 | Nº: 6381
01/03/2019 Cidade

Exército apresenta projeto para aproximação com universidades

Foto: Tiago Rolim de Moura

Possibilidade de atividades e estágios devem ser debatidas com professores e coordenadores após feriado de Carnaval
Possibilidade de atividades e estágios devem ser debatidas com professores e coordenadores após feriado de Carnaval
Autoridades de instituições de Ensino Superior da região receberam, ontem, a apresentação de possíveis projetos em parceria com o Exército Brasileiro. A proposta foi anunciada, durante a manhã, em reunião realizada no Quartel General do Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda C Mec), pelo comandante da unidade, general Carlos Augusto Ramires Teixeira, e pelo assessor de relações Institucionais e Estudos Estratégicos da 3ª Divisão do Exército, coronel André Portela.

Na ocasião, Ramires abriu o evento destacando a ação como um evento histórico para a região. "Nós estamos, aqui, abrindo uma janela de oportunidade para todos nós, como cidadãos, que é essa aproximação entre exército e comunidade por meio das universidades", salientou.

Logo após, Portela explicou que esse tipo de proposta já deu certo em outros lugares, sendo que, no caso da Rainha da Fronteira e demais cidades da região, vários projetos poderão ser trabalhados na parceria, possibilitando estágios a alunos de áreas como Administração, Arquitetura, Comunicação, Ciências Biológicas, Direito, Engenharias e Informática. Inicialmente, ele informa que não há previsão para remuneração aos trabalhos, no entanto, não descarta a possibilidade desse quadro ser revertido, dependendo dos resultados obtidos.

Para a formalização das parcerias, segundo o coronel, os envolvidos podem contar com ferramentas legais como convênios, no caso de instituições federais e acordos de cooperação, para o setor privado.

Possibilidades

Na oportunidade, a procuradora jurídica Márcia Colman de Mello e o adjunto Luiz Carlos Vaz Pierucci representaram a Urcamp. Ambos destacam que a possibilidade de parceria junto ao Exército veio em boa hora, pois a instituição está implantando a nova modalidade de ensino, denominada Graduação I, pela qual os acadêmicos são incentivados a atividades práticas, desde o início dos cursos, para acharem soluções para projetos reais. "Como o ensino por competência, que estamos implementando, prima por práticas desde o início do curso, ele vem ao encontro do que o Exército está propondo. Então, acreditamos que teremos um bom resultado nessa parceria", declara a procuradora.

Definição

Ao final da reunião, ficou acertado que, após o feriado de Carnaval, serão realizados novos encontros com a 3ª Bda C Mec, nas sedes das instituições de ensino, para que a proposta seja exposta aos professores e coordenadores de cada curso.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...