ANO: 25 | Nº: 6310
01/03/2019 Cidade

Hulha Negra recebe reconhecimento do decreto de situação de emergência

Foto: Joanes Araujo/Especial JM

"Precisamos da ajuda", destaca o prefeito Renato Machado
Cerca de um mês depois do prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, decretar situação de emergência em decorrência das fortes precipitações pluviométricas que atingiram o município, portaria do Ministério do Desenvolvimento Regional, publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira, dia 25, reconheceu o documento.
Conforme a assessoria do Executivo, Hulha Negra passou por adversidades meteorológicas no mês de janeiro, quando choveu mais de 500 milímetros em apenas 15 dias. "Foi muita chuva num curto período de tempo; só num dia choveu mais de 120 mm. Nossa malha viária é muito grande. No levantamento dos prejuízos causados pelas enxurradas foram apontados trechos intransitáveis. A situação é complicada e precisamos da ajuda do Estado e do governo federal para tentar reverter esse impasse", destacou o prefeito do município, Renato Machado, do Progressistas.
O chefe do Executivo, aliás, busca alternativas nas esferas Estadual e Federal. O governo do Estado, através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, ofereceu o empréstimo de dois caminhões (sendo um munck), uma retroescavadeira hidráulica e um trator de esteira.
Em razão do evento adverso climático, a prefeitura de Hulha Negra também solicitou a antecipação de benefícios da Previdência Social e movimentação de contas vinculadas ao FGTS; renegociação de dívidas bancárias junto aos programas de incentivos agropecuários, como Pronaf e Proagro, e o adiamento dos custeios de lavouras e pecuárias. Também foi apresentado um pedido de ajuda financeira complementar para restabelecer o cenário, conforme planos de trabalho a serem apresentados.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...