MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bioma em foto

Publicada em 02/03/2019
Bioma em foto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Da esquerda para a direita: Syagrus romanzzofiana (Alegrete, 2018); Butia quaraimana (Quaraí, 2014); Butia odorata (Barra do Ribeiro, 2013); Butia lallemantii (São Francisco de Assis, 2018).

A família botânica Arecaceae (butiás, palmeiras e jerivás) apresenta distribuição predominantemente pantropical (presentes nas regiões tropicais de África, Ásia e nas Américas), incluindo cerca de 200 gêneros e 2000 espécies. No Brasil correm cerca de 43 gêneros e, aproximadamente, 205 espécies. O Rio Grande do Sul tem uma variedade considerável de espécies de palmeiras que são muito requisitadas em função do seu valor paisagístico e alimentício. As populações de butiazais são muito comuns no bioma Pampa, caracterizando o espaço regional com belas paisagens paradisíacas. A maioria das populações destas plantas sofre com a destruição de habitat, evidenciando a importância da preservação, tendo em vista que também são fonte de alimentação para a fauna que constitui uma importante disseminadora das sementes. Essas plantas se caracterizam por possuir um estipe geralmente lenhoso, folhas pecioladas, paralelinérvias agrupadas no ápice do estipe e inflorescências tipo panícula, subentendida por uma bráctea geralmente lenhosa, as flores são pouco vistosas e os frutos tipo baga. As populações naturais dessas espécies estão desaparecendo em determinadas regiões em função das lavouras de soja e silvicultura. Na figura, foram fotografadas quatro espécies em locais onde sua ocorrência é natural, como butiazal de Tapes, o Cerro do Tigre, o Palmar do Coatepe e os areais de São Francisco de Assis, dentre as espécies, o butiá-anão localiza-se em um ambiente frágil como os areais da região e estão desaparecendo na fronteira Oeste do Estado devido à introdução de monoculturas de soja. Texto e fotos: doutora bióloga Anabela Silveira de Oliveira Deble, professora do curso de Ciências Biológicas da Urcamp. Para saber mais entre em contato pelo fone: 3242 8244, R. 212.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br