MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Itens pessoais do ex-presidente Médici serão leiloados

Publicada em 02/03/2019
Itens pessoais do ex-presidente Médici serão leiloados | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Itens pessoais do general Emílio Garrastazu Médici, presidente do Brasil entre outubro de 1969 a março de 1974, época que posteriormente veio a ser conhecida como "anos de chumbo", foram postos em leilão nesta semana. Ao todo, são mais de 150 peças à venda, que marcam datas e encontros importantes para a história do país.

O leiloeiro oficial dos itens é Daniel Chaieb, de Porto Alegre. Ele conta que os objetos foram entregues para leilão pela viúva de um dos filhos de Médici. E ele adianta que o acervo deve ganhar reforço com a entrega de mais itens após o Carnaval. O leilão será no dia 30 de abril, mas o acervo já está disponível no site, com o valor de cada lance inicial.

Chaieb conta que, ao receber os itens, a equipe trabalhou durante dez dias realizando pesquisa sobre a história de cada peça para a catalogação. "O acervo conta com itens muito interessantes, como uma baixela de prata com o nome de Médici que foi presenteado a ele pelo governo de Portugal, durante uma visita diplomática", conta.

Medalhas, comendas e placas de homenagem e comemoração compõem grande parte do material colocado em leilão, como a placa em bronze miniatura da placa de inauguração da ponte Rio Niterói, de 1974, e medalha que marcou a posse do presidente norte-americano, Richard Nixon, em 1969.

Também estão entre os itens curiosos, dois baralhos de cartas com a inscrição "Ninguém segura este país", no verso, ilustrada com uma faixa verde e amarela; foto emoldurada do Presidente Médici na abertura das obras da Rodovia Transamazônica e caricatura do presidente feita por Mário Mendez, em 1971.

Itens em homenagem à esposa do general, Scylla Médici, também compõem o acervo, como uma medalha, em prata, que a nomeia madrinha do submarino Humaitá, construído pelo estaleiro Vickers Limited (Inglaterra) e lançado em novembro de 1971.

Nascido em Bagé

Emílio Garrastazu Médici, bajeense nascido em 1905, foi o 28º Presidente do Brasil, o terceiro do período da Ditadura Militar, governou entre 30 de outubro de 1969 e 15 de março de 1974. Seu período na presidência ficou conhecido historicamente como Anos de Chumbo.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br