MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Aula inaugural do curso de História aborda trabalho de duas consagradas fotógrafas brasileiras

Publicada em 07/03/2019
Aula inaugural do curso de História aborda trabalho de duas consagradas fotógrafas brasileiras | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Luísa autou nas áreas de estética e arte da Université Paris 8, na França

A correlação entre o olhar feminino e percepção histórica será o tema abordado na aula inaugural do curso de História da Urcamp, que acontece no dia 20 de março. A atividade será ministrada pela historiadora Luísa Brasil, que conduzirá o tema “Um outro olhar: fotografia e imaginário no Brasil a partir de mulheres fotógrafas”.
Luísa trabalha com Fotografia e História há quase 10 anos. Com dissertação sobre a cultura visual em Bagé no início do século XX, hoje finaliza tese de doutorado sobre as relações da fotografia documental e da arte no Brasil pela PUCRS. Também realizou estágio na Université Paris 8, na França, entre 2015 e 2016, atuando nas áreas de estética e arte. Publicou diversos artigos sobre história e fotografia e ministra cursos e oficinas sobre os mais diversos temas que envolvem as imagens, a história e cultura visual.
A historiadora destaca que a aula inaugural lança luz sobre “o trabalho de duas grandes fotógrafas brasileiras que, nos seus respectivos campos, transformaram os modos de conceber a fotografia no Brasil”. São elas: Claudia Andujar (1931-) e Nair Benedicto (1940-). Luísa explica que a partir da apresentação das obras das duas artistas, a aula convida os participantes a analisar a constituição do campo da fotografia no Brasil na segunda metade do século XX, com o objetivo de compreender o espaço da mulher na profissionalização do fotojornalismo e dos seus desdobramentos na arte.
Entre os principais tópicos abordados, estão: Fotografia e História – a imagem como fonte para pesquisas; Fotojornalismo X Fotodocumentarismo – os casos da Revista Realidade e da Agência F4; Contexto e apresentação das obras de Claudia Andujar e Nair Benedicto; Entre foto documental e arte – mulheres fotógrafas e as visões de Brasil.
A aula acontece no Salão de Atos do campus central, das 19h às 21h, do dia 20 de março. A coordenadora do curso, Clarisse Ismério, destaca que o evento é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do site da Urcamp.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br