ANO: 26 | Nº: 6525
07/03/2019 Cidade

Aula inaugural do curso de História aborda trabalho de duas consagradas fotógrafas brasileiras

Foto: Arquivo pessoal

Luísa autou nas áreas de estética e arte da Université Paris 8, na França
Luísa autou nas áreas de estética e arte da Université Paris 8, na França
A correlação entre o olhar feminino e percepção histórica será o tema abordado na aula inaugural do curso de História da Urcamp, que acontece no dia 20 de março. A atividade será ministrada pela historiadora Luísa Brasil, que conduzirá o tema “Um outro olhar: fotografia e imaginário no Brasil a partir de mulheres fotógrafas”.
Luísa trabalha com Fotografia e História há quase 10 anos. Com dissertação sobre a cultura visual em Bagé no início do século XX, hoje finaliza tese de doutorado sobre as relações da fotografia documental e da arte no Brasil pela PUCRS. Também realizou estágio na Université Paris 8, na França, entre 2015 e 2016, atuando nas áreas de estética e arte. Publicou diversos artigos sobre história e fotografia e ministra cursos e oficinas sobre os mais diversos temas que envolvem as imagens, a história e cultura visual.
A historiadora destaca que a aula inaugural lança luz sobre “o trabalho de duas grandes fotógrafas brasileiras que, nos seus respectivos campos, transformaram os modos de conceber a fotografia no Brasil”. São elas: Claudia Andujar (1931-) e Nair Benedicto (1940-). Luísa explica que a partir da apresentação das obras das duas artistas, a aula convida os participantes a analisar a constituição do campo da fotografia no Brasil na segunda metade do século XX, com o objetivo de compreender o espaço da mulher na profissionalização do fotojornalismo e dos seus desdobramentos na arte.
Entre os principais tópicos abordados, estão: Fotografia e História – a imagem como fonte para pesquisas; Fotojornalismo X Fotodocumentarismo – os casos da Revista Realidade e da Agência F4; Contexto e apresentação das obras de Claudia Andujar e Nair Benedicto; Entre foto documental e arte – mulheres fotógrafas e as visões de Brasil.
A aula acontece no Salão de Atos do campus central, das 19h às 21h, do dia 20 de março. A coordenadora do curso, Clarisse Ismério, destaca que o evento é gratuito e aberto à comunidade. As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do site da Urcamp.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...