MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Hulha Negra estuda ferramentas para evitar agravamento da seca

Publicada em 07/03/2019
Hulha Negra estuda ferramentas para evitar agravamento da seca | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Dois caminhões realizam abastecimento de 250 famílias no interior do município

Com baixo índice de chuvas e intenso consumo de água durante os dias quentes, a Prefeitura de Hulha Negra adotou um sistema de economia de água em janeiro deste ano. O racionamento parcial completa dois meses, mas a administração municipal já começa a pensar no próximo verão, buscando evitar o agravamento da situação.
O prefeito Renato Machado destaca que o esquema tem permitido que o município mantenha o controle do abastecimento, tanto da zona rural quanto na zona urbana. “Dentro de nossa limitação, conseguimos atender toda a demanda da comunidade. Hoje estamos com dois caminhões atendendo 250 famílias no interior do município. Também utilizamos caminhão para auxiliar no abastecimento, além da rede, para as mil famílias que vivem na zona urbana”, explica.
A captação de água de Hulha é de 40 mil litros/hora nos três poços artesianos, que ficam fechados das 13h às 17h. Apesar da estação mais quente do ano estar chegando ao fim, a preocupação de Machado é manter a reserva de água do município estável até o próximo verão. “Agora estamos mais tranquilos porque no outono o consumo de água é menor. Mas devemos ficar atentos para que a situação não se agrave quando o calor voltar”, diz.
Entre os cuidados apontados por Machado, ele destaca o projeto que prevê a instalação de hidrometria em toda a zona urbana da cidade, a fim de controlar o uso excessivo de água no município. Outro ponto destacado por ele é a instalação de uma adutora para distribuição de água da barragem que irá abastecer a Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski). O projeto ainda está sob análise da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), mas após aprovação, possibilitará mais uma fonte de captação de água para o município.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br