MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Editorial

Novo estímulo para o setor energético

Publicada em 08/03/2019

Com um planejamento definido, o governo federal projeta realizar dois leilões de energia por ano, até 2021, para empreendimentos novos, e outros dois para contratação de usinas existentes. Os certames abrem perspectivas importantes para a região. Mas é preciso atentar para demandas pontuais. Além da articulação para inclusão do carvão na pauta oficial, a Campanha gaúcha também deve atentar para projetos em curso, que são estratégicos para todo o setor.
Para a contratação de energia nova, a agenda do Ministério de Minas e Energia prevê um leilão A-4 para junho e um leilão A-6 para setembro deste ano. Em 2020, devem ser promovidos o leilão A-4, em abril, e leilão A-6, em setembro. E, para 2021, estão previstos o leilão A-4, em abril, e leilão A-6, em setembro. Esses certames permitem a construção de novas usinas de diferentes modais. As fontes serão confirmadas em novos editais. Para a região, o calendário representa, no mínimo, uma chance de desenvolver a matriz eólica. Aptidão não falta. É preciso atentar para as dificuldades impostas pela infraestrutura.
O potencial de Bagé, Candiota, Lavras do Sul e Dom Pedrito é reconhecido, inclusive, pelo Atlas Eólico do Rio Grande do Sul. Distintos empreendimentos já dispõe, inclusive, de estudos e licenças. A ampliação da rede de distribuição, um dos entraves locais, começa a ganhar forma. De olho nos prazos, porém, antes de vislumbrar os novos empreendimentos, portanto, é preciso garantir a construção de novas linhas de transmissão. Cabe as lideranças da região fazer essa ‘lição de casa’.

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br