ANO: 25 | Nº: 6357
08/03/2019 Candiota

UTE Pampa Sul realiza sopragem de vapor nas tubulações da caldeira

Foto: Simôni Costa/ Especial JM

Sopragem foi uma atividade prevista para etapa de obra da usina e não será repetida durante operação comercial
Sopragem foi uma atividade prevista para etapa de obra da usina e não será repetida durante operação comercial
A sopragem a vapor das tubulações que ligam a caldeira e a turbina da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) foi executada e concluída com sucesso. A atividade foi finalizada no domingo, 3, quando técnicos da empresa Siemens atestaram que já não havia mais impurezas nas tubulações.
O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski), Hugo Roger Stamm, explica que, durante a atividade de sopragem, a pressão e a temperatura na caldeira foram elevadas para que vapor fosse gerado, liberado pelas tubulações e direcionado para um filtro e um dispositivo silenciador, que teve como função reduzir os sons produzidos.
“Como se tratou de uma atividade complexa e com a possibilidade de que as comunidades do entorno da obra ouvissem sons e/ou visualizassem o vapor eliminado, avisos com as informações sobre a atividade foram repassados com antecedência. Além disso, durante a sopragem, toda a área, no entorno da caldeira e saída de vapor, foi isolada”, detalha Stamm.
Com o sucesso da sopragem, as tubulações que ligam a caldeira até próximo a turbina da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) ficam aptas para a realização dos demais testes de preparação da Usina para operação comercial.

Sobre a UTE Pampa Sul
A Usina Termelétrica Pampa Sul (Miroel Wolowski) é fruto do leilão de energia A-5 de 28 de novembro de 2014, quando a Tractebel Energia adquiriu o direito de operação da nova Usina por 25 anos, a partir de 2019. A UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) tem capacidade instalada de 345 MW e investimento total de R$ 2,5 bilhões.

Deixe seu comentário abaixo

Outras edições

Carregando...