MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bioma em foto

Publicada em 09/03/2019
Bioma em foto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rhea americana (ema) em campos preservados no Departamento Tacuarembó, Uruguai, 2017

Exclusivamente americanas, as “emas” são aves muito confundidas com as avestruzes da África, apesar de serem diferentes entre si em vários aspectos. De plumagem acinzentada no dorso, esbranquiçada no ventre e negra no pescoço, também é conhecida como “nhandu” ou “avestruz”, sendo a maior ave da América do Sul. De distribuição geográfica bastante ampla, é bem típica dos campos no bioma Pampa e nas áreas abertas no território brasileiro, no Uruguai, na Argentina, no Paraguai e na Bolívia. São onívoras, alimentam-se de insetos, répteis, capins, plantas herbáceas, sementes e roedores, pastejam em grupos de até 60 indivíduos ou mais em campos, plantações, cerrados e savanas, bem como na orla marítima de campos litorâneos, podendo correr até 60 km/h quando se sentem ameaçadas com as asas abertas fazendo mudanças bruscas de direção. O habitat natural dessa espécie está bastante reduzido pela transformação dos campos em pastagens exóticas, lavouras de soja, trigo e milho. A “ema” consta na lista dos animais em perigo de extinção pela diminuição das populações devido à destruição do habitat natural e a caça para alimentação, seus ovos são fonte riquíssima de proteína. Em áreas campestres bem preservadas são bastante avistadas no sudoeste do território sul-rio-grandense e serra do sudeste, bem como nos campos do Uruguai onde são observadas sempre em bandos. Doutora bióloga Anabela Silveira de Oliveira Deble, professora do curso de Ciências Biológicas da Urcamp. Para saber mais entre em contato pelo fone: 3242 8244, ramal 212.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br