MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei pode criar Núcleo de Apoio Pedagógico em Bagé

Publicada em 09/03/2019

Com foco no atendimento aos alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem no âmbito pedagógico, em caráter investigativo e de orientação escolar e familiar, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) pode ser criado, em Bagé, a partir de uma proposta de lei que tramita na Câmara de Vereadores.
Pelo projeto do governo municipal, o NAP será subordinado à Secretaria Municipal da Educação e Formação Profissional, tendo como público-alvo a prioridade no atendimento as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que apresentarem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), abaixo da média nacional (5,5 nos anos iniciais).
O NAP, que vai priorizar, ainda, os alunos do 3º ao 5º ano das EMEFs que apresentarem dificuldades acentuadas de aprendizagem, com defasagem idade/série, que possuam histórico escolar de repetências, terá um coordenador geral, um orientador educacional, uma supervisora, uma psicóloga, duas psicopedagogas, uma professor de educação Física Psicomotricista e uma servente de merendeira.
A proposição da prefeitura prevê que a Coordenação Geral terá por atribuição organizar, coordenar e controlar as atividades desenvolvidas pelo Núcleo e será exercida por um especialista habilitado na área de Educação Especial, que será indicado pela Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional. Ainda de acordo com a redação, caberá ao Setor de Educação Inclusiva da pasta a supervisão geral, o suporte técnico-pedagógico e os recursos materiais necessários ao seu funcionamento.
Na justificativa apresentada aos vereadores, o vice-prefeito Manoel Machado, do PSDB, argumenta que ‘a criação do Núcleo de Apoio Pedagógico se faz necessária em virtude de uma grande demanda de alunos com dificuldade acentuada de aprendizagem matriculados na rede municipal de ensino fundamental, com índices de retenção/reprovações superiores a 15% a partir do 3º ano e chegando a 30% no 5º ano, para que esses alunos sejam avaliados e encaminhados, quando necessário, aos profissionais especializados’.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br