MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Filme gravado em Bagé abordará vida e obra de Luiz Coronel

Publicada em 12/03/2019
Filme gravado em Bagé abordará vida e obra de Luiz Coronel | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Obras do poeta serão adaptadas junto à história de sua vida

A vida e a obra do escritor e publicitário bajeense Luiz Coronel serão abordadas no longa-metragem ‘Minha Luz é Minha Poesia’, que terá Bagé como cenário principal, sendo produzida pela Guarujá Produções, com direção do cineasta e produtor cultural Claudinho Pereira e roteiro de Fábio Lobanowsky. Na manhã de ontem, a equipe de elaboração do filme iniciou os trabalhos de pré-produção na Rainha da Fronteira, visitando locais que servirão de locações para as filmagens.
O produtor Carlos Peralta conta que a ideia é realizar um documentário ficcional de até 90 minutos como forma de homenagem ao poeta. “O Luiz Coronel é um personagem que há seis décadas faz cultura aqui no Estado, então ele tem tamanha importância, que já devia ter sido feito um filme sobre ele”, declara.
A intenção, segundo Peralta, é iniciar a produção ainda no primeiro semestre do ano, de forma que ao obra esteja concluída no fim do ano e comece a participar do ciclo de festivais de cinema. Além de Bagé, também serão gravadas cenas em Porto Alegre e Piratini. Na Rainha da Fronteira, entre os locais cogitados como cenários da obra estão a Catedral de São Sebastião, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, o Museu Dom Diogo de Souza, o antigo casarão da família Coronel e o morro da TV.
O diretor Claudinho Pereira destaca que os cenários de Bagé auxiliarão na produção, pois a cidade mantém a arquitetura da época em muitos de seus prédios. “A forma da preservação da cidade é ótima, deveria ser ainda mais. Uma cidade que preserva a estrutura pode ser filmada em diversas épocas”, garante.
Pereira salienta que o filme terá alguns atores consagrados, mas adianta que a maioria do elenco será formado por artistas da região. A obra deve ter apoio artístico da companhia de teatro Bufões da Rainha, cujo diretor, Sávio Machado, foi idealizador da programação de celebrações aos 80 anos de Luiz Coronel, que completou oito décadas de vida em 2018.
De acordo com o roteirista Fábio Lobanowsky, o roteiro, que ainda está em fase de criação, adaptará textos do livro “Um cronista inesperado”, de autoria de Coronel, e abordará, além da vida do poeta, o entorno social do homenageado, como histórias de familiares e amigos, assim como o cotidiano e as histórias do povo bajeense. “A gente quer buscar identificação com o personagem Luiz Coronel. Mostrar ele como um cidadão que saiu de Bagé e ganhou o mundo”, afirma.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br