MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

UTE Ouro Negro participará de novos leilões de energia anunciados pelo governo federal

Publicada em 13/03/2019
UTE Ouro Negro participará de novos leilões de energia anunciados pelo governo federal | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Empresa projeta usina para o município de Pedras Altas

A Usina Termelétrica (UTE) Ouro Negro, projetada para o município de Pedras Altas, com 600 megawatts (MW) de potência, deve participar dos leilões de energia anunciados em calendário divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME), na semana passada.
O presidente da Ouro Negro Energia, responsável pelo investimento da termelétrica a carvão, Sílvio Marques Dias Neto, reforça que o projeto está pronto para os leilões, porém a maior dificuldade a ser enfrentada será a demanda por energia e o preço para a implantação da usina. “É um ambiente competitivo. Um dos critérios básicos do leilão é o preço e normalmente o gás tem um preço muito mais baixo que o carvão, o que é um problema para a nossa região. O Rio Grande do Sul não tem gás, mas é muito rico em carvão, então seria muito importante que nossos líderes defendessem nossos ativos”, declara.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, uma preocupação da entidade é conversar com o poder público de forma que possa haver equidade entre os tipos de energia.
Ele ressalta que até o momento apenas se sabe que o projeto da Ouro Negro e mais uma iniciativa em Santa Catarina estão concluídos. No entanto a associação está fazendo um estudo para verificar se não existem outros projetos de carvão mineral no país que possam participar dos leilões.


Cronograma de certames
Nas portarias divulgadas no dia 6 de março, está o calendário de leilões de compra de energia elétrica de novos empreendimentos e de geração existente que serão realizados neste e nos próximos dois anos, no período de 2019 a 2021. Os prazos para apresentação dos projetos ainda serão divulgados.
Para compra de energia nova, estão previstos os seguintes leilões: em 2019, leilão A-4, em 27 de junho, e leilão A-6, em 26 de setembro. Em 2020, devem ser promovidos o leilão A-4, em 23 de abril, e o leilão A-6, em 24 de setembro. Para 2021, estão previstos o leilão A-4, em 29 de abril, e o leilão A-6, em 30 de setembro.
Para a contratação de energia de geração já existente, o cronograma estimado prevê: em 2019, leilões A-1 e A-2 em 6 de dezembro. Em 2020, as previsões são para os leilões A-1 e A-2 em 4 de dezembro; e 2021, leilões A-1 e A-2 em 3 de dezembro.


Projeto em Pedras Altas
A planta em Pedras Altas prevê duas etapas de 300 megawatts (MW) cada. O empreendimento conta com licença prévia, emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), e outorga dos recursos hídricos, concedida pela Agência Nacional de Águas (Ana). A usina, se construída, deve consumir carvão de Candiota.
A UTE Ouro Negro contará com 80% da obra financiada pelo Indico Financial Management & Services e 20%, com capital próprio dos investidores. A estrutura de sócios está definida. Entre os investidores está a empresa Power China Sepco 1 e o Fundo de Investimento em Participações (FIP) Ouro Negro.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br