MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Farsul recebe primeira reunião para Plano Agrícola da CNA

Publicada em 15/03/2019

O estande do Sistema Farsul na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, foi o ponto de partida para o ciclo de encontros regionais com federações, sindicatos, entidades setoriais e produtores para levantar propostas para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2019/2020. Realizados pela Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que tem o economista-chefe da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Antônio da Luz, na vice-presidência, os workshops pretendem reunir as principais demandas do setor para a próxima safra.
O vice-presidente da Farsul, Elmar Konrad, aponta o crédito rural como a principal demanda da região Sul. A revisão do modelo utilizado precisa ser imediata. No atual cenário, existe um grande número de produtores fora do sistema bancário e sendo financiados por indústrias e cooperativas. Uma das razões é a burocracia que torna lenta a liberação de crédito, fazendo com que a disponibilização de recursos ocorra somente após o período de plantio. “Crédito rural é indispensável. Quem pegou dinheiro fora do sistema bancário acabou quebrado. Se é ruim com banco, muito pior é sem ele”, afirma Konrad.
A assessora técnica da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, Fernanda Schwantes, considerou o resultado positivo. Para a economista, essa proximidade com os produtores por meio dos sindicatos rurais é fundamental na elaboração de um plano consistente e mais próximo de suas reais necessidades. Ela destaca o bom acesso do setor com o novo governo, mas que as tratativas tendem a ser diferentes. “Nossa percepção é que não será fácil como no ano passado, quando muitas propostas foram aceitas. Esse novo ministério é bem diferente”, avalia. Os encontros que cobrem as cinco regiões do País trabalham seis temas centrais: crédito rural; redução de custos; políticas de apoio à comercialização e preço mínimo; seguro rural; Proagro; e zoneamento agrícola.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br