ANO: 25 | Nº: 6261

Marcelo Rodríguez

marcelo.errebe@gmail.com
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp
15/03/2019 Caderno Ellas

Outono em Gramado e Canela

Foto: Reprodução JM

Gramado e Canela são um dos principais destinos turísticos do nosso País fora do litoral. As duas cidades recebem muitos turistas o ano inteiro e oferece atrações que atendem a todos os públicos. Há muitas coisas para ver e fazer na região, desde atividades ao ar livre, museus, parques temáticos, uma ótima oferta gastronômica e, claro, o maravilhoso chocolate. As cidades estão localizadas na região serrana do Estado, a pouco mais de 470 km de Bagé.

Há diversas opções de hospedagem, tanto em Gramado quanto em Canela. De pousadas mais simples a resorts de montanha mais sofisticados, em várias faixas de preço e capazes de agradar a todos os públicos. Para conhecer as atrações turísticas, também, há várias opções. Pode ser de carro, de transporte urbano ou os ônibus turísticos, como o Fumacinha Turismo e o Bus Tour, que ficam circulando entre uma atração e outra.


O que fazer em Gramado


Uma ótima sugestão para fazer logo na chegada é passear a pé, e sem pressa, pelo centrinho de Gramado, para visitar alguns dos principais pontos turísticos. Você pode começar pela Praça Major Nicoletti, onde está o Centro de Informações Turísticas. A praça fica na avenida Borges de Medeiros, uma das principais da cidade. Por lá, você encontra várias lojas, centros comerciais, cafés, casas de chocolate e restaurantes.

Os lugares que você não pode deixar de conhecer são a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz de São Pedro e, claro, a Fonte dos Desejos. A cerca de 700 metros da Igreja Matriz, está a Rótula das Bandeiras, onde está a Estátua do Kikito. Bem pertinho dali está o pequeno Lago Joaquina Rita. O Mini Mundo, uma cidade em miniatura, fica em uma rua próxima ao lago. Lá, tem reproduções de castelos, palácios e estações de trem. Um pouquinho mais afastado do centrinho de Gramado está o Lago Negro. É possível andar de pedalinho ou então curtir uma caminhada ao redor


O que fazer em Canela


Se você se hospedar em Gramado e for visitar a cidade vizinha, precisará pegar a avenida das Hortênsias. Logo no início da avenida, você pode parar rapidamente no Mirante do Belvedere, onde é possível contemplar uma vista panorâmica do vale. Chegando em Canela, seu primeiro destino pode ser a Cascata do Caracol. Você pode vê-la a partir do Parque do Caracol ou a partir dos bondinhos fechados do Parque da Serra.

O Alpen Park é outra atração imperdível por lá. O pequeno parque de diversões possui montanha-russa, tirolesas, trenó de montanha, cinema 4D, arvorismo, quadriciclos, mirante com vista para o vale, entre outros atrativos. No centrinho de Canela, você pode visitar a Catedral de Pedra, um dos principais cartões postais.


Outras atrações


Ao longo da Avenida das Hortênsias, em Gramado, você tem opções como o Museu de Cera, o Museu da Harley, o Museu da Moda, o Super Carros, o Reino do Chocolate e até a Aldeia do Papai Noel. Um pouco mais longe do centro, pegando a RS-235, é possível visitar o Snowland, um parque de neve indoor, que possui pista de patinação no gelo e uma montanha de neve artificial, onde se pode esquiar e praticar snowboard. Independente do momento, você não pode deixar de visitar as lojinhas de chocolate caseiro, espalhadas por todos os cantos das duas cidades. Algumas empresas possuem a fábrica aberta para visitação.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...