ANO: 25 | Nº: 6333

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
15/03/2019 Caderno Ellas

pg 4 e 5 - O prazeroso mundo das artes e do artesanato

Foto: Arquivo pessoal

PATCHWORK E COSTURA CRIATIVA A professora com a artista plástica argentina Cecília Koppmann
PATCHWORK E COSTURA CRIATIVA A professora com a artista plástica argentina Cecília Koppmann

página 4

O prazeroso mundo das artes e do artesanato

Hoje, estamos trazendo algumas ideias de cursos para mulheres "arteiras", que sentem prazer de estar entre pincéis, tintas, colas, tecidos, linhas e agulhas. São sugestões para quem deseja ampliar as amizades, ter momentos de descontração ao mesmo tempo, que podem aperfeiçoar o conhecimento, aprender novas técnicas  ou simplesmente para ter um hobby.  Só quem pratica sabe que são momentos agradáveis que fomentam além do conhecimento, troca de energia e proporcionam uma inexplicável sensação de bem-estar e prazer. Vejam algumas das opções de cursos disponíveis na cidade.

 

Corte e costura

Essa dica é para aquelas que adoram costurar e fazer seus próprios looks. Ana Beatriz Rosa Silva é professora e ministra aulas em seu atelier e escola de costura nos turnos da manhã, tarde e noite. Para participar não é necessário ter conhecimento básico. As aulas são indicadas para quem quer dar o primeiro passo ou elevar o nível nas técnicas de modelagem e costura.

Os ensinamentos são repassados de forma prática e os alunos desenvolvem os trabalhos durante as aulas, no maquinário da escola.  O curso visa ensinar a fazer modelagens a partir das suas próprias medidas ou de outra pessoa. A proposta é ótima para quem deseja confeccionar seus looks e assim desfilar com peças exclusivas, de acordo com suas necessidades e gostos. O fato é que hoje em dia, o vestuário está cada vez mais padronizado e não leva em consideração os diferentes tipos de corpos. "Saber costurar as próprias roupas dá muito mais liberdade às pessoas, pois permite que elas criem peças únicas, que de fato correspondam ao que elas gostam", ressalta a professora.

Nos finais de semana, são ministradas oficinas de ponchos e capas, além de pijamas e tip tops infantis. Informações pelo fone 99107 0800/ Facebook Ana Beatriz Rosa Silva

 

 

Arte e pintura

A AZ Galeria disponibiliza oficina de arte com orientação da artista plástica Angela Zaffari desde 2014.  As aulas acontecem na própria AZ Galeria uma vez por semana (nas segundas ou terças-feiras),  com 4h de duração, das 14h às 18h. São turmas pequenas de no máximo quatro alunos, o que permite uma orientação personalizada, de acordo com o nível e o momento de cada um, independente do nível de conhecimento. Angela explica que o curso se baseia na prática da pintura desde a primeira aula e a orientação envolve aspectos técnicos e também conversas diversas sobre arte e análise do trabalho de pintores de diferentes épocas. A arte produzida no atelier não fica restrita ao grupo de pintura. Angela Zaffari promove todo o ano uma exposição com trabalhos dos seus alunos.  “Mais do que trabalho ou hobby, a pintura é uma forma de aliviar o estresse e viver melhor, sendo o convívio no atelier algo saudável e enriquecedor tanto para mim, como para os alunos ”, conclui Angela.

 

 

- pagina 5

Patchwork e costura criativa

No final deste mês,  inaugura o Adriana Azeredo Atelier, que vai oferecer aulas fixas de patchwork e costura criativa, com turma para iniciantes e nível  avançado.  A professora de patchwork, Adriana Azeredo Pereira,  explica que o atelier será uma central de cursos com oferecimento também de oficinas com técnicas variadas. "Vamos trazer a Bagé profissionais especializados em feltragens, tingimentos, culinária, jardinagem, ikebana, crochê, bordados e quilt. A ideia é proporcionar conhecimento aos alunos que não tem tempo para participarem de aulas regulares", explica Adriana.  Atendendo a muitos pedidos, serão oferecidas oficinas kids e teens com aulas lúdicas para esse público especifico.  

Já está confirmada a oficina com a artista plástica argentina Cecília Koppmann, e também com a bajeense Ana Maria Collares, que possui um amplo conhecimento na área de feltragem. 

A professora explica que já estão previstas duas exposições, neste ano, para mostrar à comunidade, essas diferentes técnicas que são trabalhadas no atelier.  "Acredito nesse resgate do que é feito à mão, o trabalho artesanal traz uma energia diferente, que remete ao passado, à ancestralidade feminina", reforça.   

Informações pelo WhatsApp 999680772 / Instagram AdrianaAzeredoAtelier

 

Oficina de criação infantil e juvenil

O Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE) Odessa Macedo que, no ano passado, completou 50 anos é gerido pela Secretaria de Cultura e Turismo e oferece oficinas de criação infantil e juvenil. A diretora Rita Gomes informa que as atividades são gratuitamente à comunidade bajeense. Ela explica que a oficina de criação infantil e juvenil tem a proposta de arte-educação através de desenho, pintura, recorte e colagem, visita à expo de arte, entre outras atividades. As aulas são nos turnos da manhã e tarde e iniciaram dia 12, para alunos com idades entre oito a 14 anos. As vagas par 2019 já foram preenchidas, porém interessados devem preencher o cadastro de espera.

Rita explica que o CDE é  o único espaço público que oferece atividades aos jovens para que eles possam sair dos jogos eletrônicos e computadores. "Queremos que eles desenvolvam a criatividade, a cidadania plena e o espírito crítico e transformador, tão necessário na atualidade", ressaltou a diretora.

Informações pelo Facebook cde odessa macedo

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...