MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Opinião

A engenharia e a vida

Publicada em 16/03/2019

O incêndio ocorrido no Hospital Fêmina de Porto Alegre e a dificuldade enfrentada pelos bombeiros e funcionários no combate às chamas evidenciam mais uma vez que as lições produzidas a partir da tragédia da Boate Kiss ainda não foram suficientemente aprendidas. Não é exagero afirmar que no Brasil de uma forma geral e no Rio Grande do Sul em particular, milhares de vidas são expostas ao risco todos os dias pela precariedade, ineficiência e até mesmo ausência absoluta de sistemas e planos de prevenção e controle de incêndios.
Precários também são os mecanismos de fiscalização e controle capazes de evitar tragédias como as das barragens e a do Ninho do Urubu. No Brasil, viadutos caem com uma frequência alarmante; pontes e estradas, principalmente aquelas inviáveis à terceirização e à cobrança de pedágio, deterioram-se a olhos vistos, transformando-se em fatores de riscos potencialmente prontos a ceifar vidas. É possível perceber uma característica comum em todos esses lamentáveis episódios: a falta de Engenharia.
Mas por que isso acontece se dispomos de grandes universidades e de um contingente bastante razoável de excelentes profissionais tanto no setor público quanto no privado, se possuímos exemplos gigantescos de como fazer e do que não fazer? O que falta à engenharia brasileira para encerrarmos de maneira definitiva este ciclo de desastres e de irresponsabilidades? Falta valorização tanto dos profissionais quanto da própria Engenharia.
Dirijo uma entidade na qual o conceito de valorização profissional vai além das questões envolvendo remuneração e condições de trabalho. Nosso trabalho inclui alertarmos a sociedade e propormos alternativas ao poder público e legisladores. Isso porque nossos representados acompanham incrédulos a sucessão de tragédias contra as quais poderíamos, pela aplicação da técnica, dos planos de prevenção e de manutenção, muitas vezes simples e amplamente difundidos, encontrarmos uma solução que viesse ao encontro dos anseios de toda a sociedade por mais segurança. A cadeia de responsabilidades é ampla, porém no tocante à Engenharia, a preservação da vida é uma questão técnica amplamente acessível e disponível, mas que, no entanto, vem sendo fartamente desperdiçada.

*Por Alexandre Wollmann, engenheiro, presidente do SENGE-RS

PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br