MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Ministério da Infraestrutura lança edital de estudo para concessão do aeroporto de Bagé

Publicada em 19/03/2019
Ministério da Infraestrutura lança edital de estudo para concessão do aeroporto de Bagé | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Terminal bajeense entra na mira da inciativa privada

O Ministério da Infraestrutura lançou, ontem, o edital para apresentação de projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos que subsidiem a modelagem das concessões para expansão, exploração e manutenção de 22 aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A lista inclui o Aeroporto Internacional de Bagé - Comandante Gustavo Kraemer, que, através do processo, pode ser transferido para a iniciativa privada.
Os projetos serão estruturados em três blocos. O Bloco Sul é composto pelos aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Bacacheri, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul. O Bloco Norte é composto pelos terminais de Manaus, Tabatinga e Tefé, no Amazonas; Porto Velho, em Rondônia; Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no Acre; e Boa Vista, em Roraima. O Bloco Central é composto pelos aeroportos de Goiânia, em Goiás; São Luís e Imperatriz, no Maranhão; Teresina, no Piauí; Palmas, em Tocantins; e Petrolina, em Pernambuco. O terminal de Bagé é administrado pela Infraero desde 1980. O aeroporto não opera voos comerciais. A concessão, portanto, pode viabilizar a retomada da operação regular.
O edital prevê avaliação de demanda de passageiros e cargas, análise da competição com outros aeroportos próximos e com outros tipos de transporte, inventário, relatório de obras a serem feitas e análise de como cada terminal pode ser inserido na malha aérea. O prazo para entrega dos estudos é de cinco meses, a partir da autorização do Ministério da Infraestrutura.
Previsto para 2020, o leilão dos 22 aeroportos será o sexto organizado pelo governo para vender terminais aeroportuários. A entrega de aeroportos em blocos foi a alternativa encontrada pelo governo para garantir a venda de terminais que não são tão atraentes para a iniciativa privada, tendo em vista que cada bloco tem pelo menos um aeroporto de grande movimentação.

Relatórios
Os projetos, levantamentos, investigações e estudos técnicos deverão conter relatórios com estudos de mercado, estudos de engenharia, estudos ambientais e avaliação econômico-financeira. De acordo com o edital, o Relatório de Estudo de Mercado deverá conter análises de avaliação da demanda, e avaliação de receitas, que pressupõe a apresentação da inserção do aeroporto na malha de transportes local, evidenciando a sua interface com outros modais existentes e a integração desses modais aos serviços do aeroporto (ex: rodovias, ferrovias ou outros meios de transporte que possibilitem o acesso ao aeroporto).
O interessado também deverá apresentar a delimitação das regiões de influência do projeto por tipo de tráfego, com dados demográficos e socioeconômicos, dados de movimentação de passageiros, aeronaves e carga relacionados ao aeroporto e suas regiões de influência, e análise de variáveis regionais, considerando-as caso sejam significativas para os resultados.
O Relatório de Estudos de Engenharia deverá conter o inventário das condições existentes no aeroporto; análise de desenvolvimento do sítio aeroportuário; e estimativa de custos de investimento e operação, incluindo o inventário das condições existentes e o inventário das instalações existentes do aeroporto, com descrição e detalhamentos dos bens que constituirão a concessão. Também é necessário apresentar eventuais limitações físicas/operacionais e não-conformidades existentes, considerando as interfaces do aeroporto com os órgãos federais, estaduais e municipais, bem como compromissos de regularização de pendências e/ou investimentos firmados entre o operador aeroportuário atual com as autoridades.
O Relatório de Avaliação Econômico-Financeira deverá conter, para cada aeroporto e de modo consolidado para o bloco de aeroportos, a modelagem econômico-financeira pelo método de fluxo de caixa descontado com objetivo de avaliar a atratividade do projeto para o setor privado, focando na possibilidade de sua autossustentabilidade, considerando-se os resultados dos estudos de demanda, das estimativas de receitas, incluindo as acessórias, dos custos de operação, manutenção e expansão, custos ambientais, investimentos, impactos financeiros e tributários decorrentes das premissas estabelecidas e da análise de risco e jurídica.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br