MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lasier analisa projeto que reconhece Marcha do Cavalo Crioulo como manifestação cultural

Publicada em 20/03/2019

O senador Lasier Martins, do Podemos, assumiu a relatoria da proposta que reconhece como manifestação da cultura nacional a Marcha de Resistência do Cavalo Crioulo do Rio Grande do Sul, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Se for aprovada pela Casa sem alteração, segue para a sanção presidencial.
Para o autor da proposta, deputado Afonso Hamm, do Progressistas, o reconhecimento 'celebra a tradição gaúcha e brasileira de amor aos cavalos'. “A Marcha de Resistência é a prova mais antiga realizada pelo cavalo Crioulo e também a primeira a ser realizada, praticamente sob os mesmos moldes, nos três países do Cone Sul”, explica.
A Marcha ocorreu primeiro no Uruguai, depois na Argentina, e, após algumas experiências na década de 1970, é realizada, no final da década de 1980, em Alegrete, no Rio Grande do Sul. Desde então, faz parte do calendário de provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), sendo realizada em diversos municípios gaúchos, como Bagé, Canguçu, Santa Maria, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Uruguaiana e Jaguarão.
O cavalo Crioulo é um equino caracterizado pela silhueta harmônica e pelo equilíbrio perfeito. Apesar da beleza e do temperamento dócil, sua rusticidade, facilidade de adaptação e resistência são algumas das características mais marcantes. De acordo com a ABCCC, o crescimento da manada da raça no Brasil em 2015 atingiu 6,4%, registrando exemplares em todos os estados brasileiros, totalizando 402.341 animais.

Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br