ANO: 26 | Nº: 6526
21/03/2019 Empreendedor

Receita Estadual lança aplicativo para comparação de preços

Foto: Reprodução JM

Para fortalecer o Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e garantir benefícios ao consumidor e para a arrecadação do Estado, a Receita Estadual lançou, na semana passada, um novo aplicativo (app). O Menor Preço é uma tecnologia que permite ao usuário pesquisar o preço de um produto em vários estabelecimentos participantes do NFG, que atualmente passam de 300 mil.
Por meio de consultas às Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e às Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e), as informações são atualizadas em tempo real toda vez que um estabelecimento realiza uma venda a varejo com indicação do CPF. O aplicativo está sendo lançado no mês do consumidor e adota uma tecnologia que já funciona em outros estados.
Para a utilização dos serviços é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que possua CPF. Quando um estabelecimento emite uma NF-e ou uma NFC-e, ele previamente autoriza este documento junto à Secretaria da Fazenda. E é com base nessa informação que os valores são atualizados. Ao ser definida a localização do cliente, a pesquisa no app é realizada em um raio máximo de 30 quilômetros.
O programa Nota Fiscal Gaúcha fomenta a cidadania fiscal, a concorrência leal, o combate à sonegação e o aumento da arrecadação, por meio do estímulo à emissão de documentos fiscais pelas empresas. O programa prevê prêmios em dinheiro, desconto no IPVA e benefícios para entidades sociais indicadas pelos participantes. O Menor Preço reforça a atuação do NFG com maior estímulo à emissão de Notas Fiscais e, consequentemente, aumento da arrecadação do ICMS.

Como funciona o Menor Preço
· Baixe o aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha disponível nas plataformas Android e iOS.
· Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras.
· A localização do usuário será usada para encontrar os menores preços mais próximos.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...