MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

Dá para ver na sua cara!

Publicada em 22/03/2019
Dá para ver na sua cara! | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Tem quem acredite que ansiedade e estresse são apenas desculpas para momentos complicados do trabalho, da faculdade ou da vida pessoal. Porém, esses dois transtornos psicossociais, além de serem preocupantes por si mesmos, podem ocasionar sintomas físicos, isto é, o corpo pode acabar somatizando as situações do dia a dia.

Mas, o que é somatizar? Está relacionado a tudo o que sentimos e acabamos não conseguindo lidar corretamente, ou seja, quando questões emocionais acabam “escapando” para outras áreas do corpo.

O termo tem origem no início do século 19, quando o psiquiatra alemão Johann Christian Heinroth defendia a necessidade de uma visão médica que se opusesse à ideia de que todas as doenças tinham origem somente em processos orgânicos.

Um dos órgãos que podem ser afetados pela somatização de ansiedade e estresse é a pele. Segundo médicos e psicólogos, a tensão e a sobrecarga emocional crônicas desequilibram as defesas do corpo e o deixam vulnerável para o aparecimento de problemas dermatológicos. Além de espinhas, outras doenças de pele inflamatórias, como a neurodermite, a psoríase ou o vitiligo podem piorar justamente em situações de ansiedade e estresse.


Ciclo vicioso


Muitas vezes, os problemas físicos e psíquicos entram em um ciclo vicioso: o estresse estimula as reações inflamatórias da pele e a coceira aumenta. Os pacientes se coçam, o que piora ainda mais a inflamação. Assim, principalmente as noites se tornam uma tortura: as pessoas dormem mal, sua disposição e desempenho durante o dia diminuem e elas tendem a sentir o estresse “normal” de maneira acentuada, o que prejudica ainda mais os sintomas.


Buscar tratamento


Médicos e psicólogos utilizam cada vez mais técnicas de relaxamento e psicoterapia para complementar os procedimentos medicamentosos de tratamento dermatológico. Administração do estresse e técnicas de relaxamento devem ser abordados. Para você que ainda não tem problemas somatizados, mas reconhece que vive sob grande pressão e estresse, é bom ficar ligado e fazer o que está ao seu alcance para não desenvolver um processo de patologia dermatológica. E aqui vale apostar em ferramentas cotidianas, como meditação, leituras, músicas e terapias psicológicas que, nesse caso, funcionam como prevenção.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br