ANO: 26 | Nº: 6528
22/03/2019 Cidade

IBGE abre inscrições para curso gratuito de visualização de dados

Foto: Reprodução JM

Sistema será apresentado para os participantes
Sistema será apresentado para os participantes

Estão abertas as inscrições para o primeiro curso online de capacitação no sistema do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra). O curso é realizado na plataforma interativa de visualização de dados das pesquisas produzidas pelo instituto. A capacitação é gratuita e voltada a servidores públicos, acadêmicos e jornalistas, mas qualquer pessoa interessada pode participar. A primeira turma conta com 600 vagas e carga horária de 15 horas. As inscrições encerram no dia 28 de março e devem ser realizadas através do link https://loja.ibge.gov.br/ .

O curso é composto de vídeos tutoriais que reproduzem os diferentes tipos de consulta disponíveis no sistema, bem como os procedimentos de utilização das principais ferramentas e funcionalidades. Além disso, apresenta uma grande variedade de exercícios e desafios, os quais ajudam os participantes a conhecerem o banco de dados e também auxiliam na autoavaliação acerca do conhecimento do sistema. O conteúdo programático abrange vídeos tutoriais, dicas e exercícios elaborados a partir de posts nas mídias sociais do IBGE e matérias jornalísticas que empregaram dados do instituto.

Conforme a coordenadora de subárea do IBGE Bagé, Laiane Lopes, ao final do curso, aqueles que obtiverem média igual ou superior a 7,0 na avaliação final receberão certificado. "A pessoa faz seu horário e tem até 30 dias para concluir o curso", comenta.

Ministrado pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence), em parceria com o Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE (CDDI), o curso visa capacitar usuários a consultar, no Sidra, informações como taxa de desemprego, inflação, produto interno bruto (PIB), população, bem como criar rankings temáticos e gerar gráficos, mapas e cartogramas a partir desses dados.

A iniciativa está alinhada com os objetivos institucionais do IBGE de fortalecer a difusão do conhecimento, promover a pesquisa acadêmica e a extensão integradas à produção institucional e amplificar a disseminação e a comunicação com usuários e sociedade.

Em fevereiro deste ano, o IBGE realizou uma versão piloto do curso. Na ocasião, mais de 500 pessoas entre acadêmicos pesquisadores, jornalistas e representantes de secretarias estaduais e de instituições públicas foram convidadas a participar.

O curso é produto de uma parceria entre a Coordenação de Treinamento e Aperfeiçoamento da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/CTA) e o Centro de Documentação e Disseminação da Informação (CDDI)

Conteúdos

Introdução ao Sidra; Como efetuar consultas; Como montar e visualizar um quadro; Gráficos, cartogramas e mapas personalizados; Área do usuário, quadros salvos e downloads.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...