ANO: 25 | Nº: 6258

Viviane Becker

viviminuano@hotmail.com
Colunista social do Jornal Minuano, Viviane Becker é experiente jornalista de geral e conhecida editora do caderno de variedades Ellas.
22/03/2019 Caderno Ellas

Leito reformado pelo Centro de Patologia estimula campanha solidária em Apoio à Santa Casa

Foto: Reprodução JM

 

O Centro de Patologia, que há 23 anos atua na prevenção e diagnóstico de doenças na cidade, em setembro do ano passado, levantou uma bandeira em apoio à Santa Casa de Caridade de Bagé. Conhecedores da real situação financeira do Hospital, o médico David Salomão e a esposa, Rosangela, proprietários do Centro de Patologia,  assumiram a reforma estrutural completa de um leito semiprivativo, localizado na unidade São Lucas, que foi entregue no final do mês passado.

 

Obra do projeto piloto

O projeto foi desenvolvido e executado pela arquiteta Rachel Morgado, da RM Arquitetura, e custeado pelo casal, seguindo os padrões impostos pelo órgãos de saúde responsáveis, com intervenções que proporcionaram modernização e acessibilidade.

O ambiente foi totalmente reformado com inserção de barras de apoio, telas nas janelas, aberturas novas, pintura, ar-condicionado, móveis e armários para atender os dois leitos. A arquiteta mencionou a inserção de iluminação em led,  gesso, poltronas,  papéis de parede, seguindo o padrão já usado pelo hospital, porém com um toque especial para melhor receber os pacientes. Também foi criada uma parede que fez a divisão, proporcionando privacidade aos doentes.

 

"ADOTE UM LEITO VOCÊ TAMBÉM

Davi e Rosangela defendem que através deste tipo de parceria, estão beneficiando os pacientes com mais conforto e contribuindo com o funcionamento das atividades da Santa Casa, que atende enfermos de Bagé e Região. "Bom seria se, além das entidades sociais, empreendedores e pessoas físicas também abraçassem essa causa", declaram.

Esse é um exemplo que pode ser seguido, já que a Santa Casa tem dezenas de leitos que poderão ser adotados por entidades solidárias e por outros profissionais do município, oportunizando comodidade aos pacientes e seus acompanhantes durante a internação hospitalar. Também fica o apelo à comunidade que cuide e preserve esses espaços públicos que todos nós já precisamos ou um dia iremos precisar.

“Toda ajuda ou ação social em prol ao Hospital é muito bem-vinda”, ressaltou o provedor Airton Lacerda, no ato da entrega da obra. Interessados em participar deste projeto que visa adotar um leito devem entrar em contato com a Santa Casa.

 

Doação da AZ Galeria  

A artista plástica Angela Zaffari, também abraçou a causa, fazendo a doação de uma obra de arte, que embelezou o novo ambiente. "É muito importante colocar arte no hospital para dar um diferencial, para quem está hospitalizado, proporcionando energia, cor e alegria para o ambiente", comentou.

 

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias do caderno

Outras edições

Carregando...