MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Hamm propõe debate sobre aplicação e prejuízos ocasionados pelo herbicida 2,4-D

Publicada em 23/03/2019
Hamm propõe debate sobre aplicação e prejuízos ocasionados pelo herbicida 2,4-D | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Progressista apresentou requerimento à Comissão de Agricultura

O deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, propôs, à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a realização de uma agenda, em Porto Alegre, para debater sobre a aplicação e os prejuízos ocasionados pelo herbicida 2,4-D. O colegiado deve deliberar sobre o requerimento, estabelecendo uma data para o debate.
O parlamentar sugeriu, ainda, a participação de representações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul; da secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado; Ministério Público; Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul); Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin);  Associação de Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha; representações de universidades, produtores de maçã e olivicultores.
Hamm argumenta que a agenda leva em consideração ‘os registros de perdas e impactos à produção em diversos setores da fruticultura, olivicultura, vitivinicultura, apicultura e outros, ocasionados pela deriva do herbicida 2,4-D, utilizado para controle de ervas daninhas nas lavouras de soja no estado do Rio Grande do Sul. “Laudos já confirmam resíduos desse herbicida hormonal em folhas de videiras e outras culturas, provocando crescimento descontrolado e dessa forma causando  danos milionários em função da perda de produtividade e qualidade nas culturas afetadas”, pontua.
Hamm observa, ainda, que ‘o assunto é prioridade nas discussões no estado do Rio Grande do Sul, porém as entidades envolvidas não chegaram a um consenso sobre o caso. “Os atingidos buscam a suspensão ou proibição do uso do herbicida no Rio Grande do Sul, contudo, as investigações estão a cargo do Ministério Público. Precisamos buscar soluções para esse impasse visando prevenir, minimizar os impactos e harmonizar a produção agrícola, de forma que a diversificação de atividades rurais nas propriedades rurais seja preservada”, justifica.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br