ANO: 25 | Nº: 6358

Norberto Dutra

redacaominuano@gmail.com
Pastor e presidente da Igreja Assembleia de Deus de Bagé Doutor em Divindade
23/03/2019 Norberto Dutra (Opinião)

Outra característica da oliveira

Outra característica da oliveira é a figura de um crente de extrema resistência, podendo sobreviver onde outras poucas espécies conseguem. A produção de azeitonas é abundante, até mesmo quando as condições são aparentemente adversas. Ela é uma árvore de folhas duradouras e semidecíduas (ou seja, ela nunca as perde por completo). E no verso de suas folhas, existe uma textura microscópica que protege a árvore da desidratação, recapturando a água e conduzindo-a de volta para a folha. Assim somos nós – sobrevivemos a situação em que os ímpios perecem e a circunstâncias em que outros desfalecem. Mas nós, não. Somos oliveiras de Deus no deserto. Permanecemos firmes diante de todas as adversidades!
Outro interessante aspecto da oliveira é que ela exige o mínimo de cuidado para que se torne produtiva. E mesmo com pouquíssimo trato, uma única árvore é capaz de produzir 75 litros de azeite por ano. Os ramos são sacudidos ou batidos com varas, para que as azeitonas se desprendam e caiam no chão. Além disso, a floração da oliveira é tão intensa que, mesmo que ela perca centenas de flores por dia, isso não afeta sua produtividade. Ou seja, esta arvore tem uma imensa capacidade de crescer, desenvolver-se e produzir sem a necessidade de grandes intervenções do homem. Precisamos ser assim também.
Diferente de certos cristãos que precisam ser conduzidos, incentivados e elogiados, devemos avançar rumo à maturidade em Cristo! Vamos avaliar o nível a que chegamos ao longo de todo o tempo de progresso na vida cristã e chegar à conclusão de que somos como a oliveira: produtivos e independentes de elogios ou incentivos que recebemos. Nosso alvo é Cristo!
Veja outra curiosidade: a oliveira é uma das poucas árvores que pode atingir séculos de vida. Existem exemplares na Europa com mais de dois mil anos, e na Palestina, estimam-se que algumas das oliveiras existentes, hoje, possuem mais de 2500 anos! E você? Será que você imagina que sua trajetória aqui nesta terra será da noite para o dia? Não! Sua caminhada será longa, apesar das lutas e adversidades, dos terrenos áridos e das circunstâncias à sua volta. Ainda existe muita coisa a ser feita, e ainda haverá muito tempo para a obra que Deus quer realizar, tanto na sua vida como na vida daqueles que dependem de sua ação! Amém!
Deus abençoe você e sua família! Até o próximo final de semana!

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...