MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Candiota

Professora da Urcamp vai desenvolver pesquisa na Espanha

Publicada em 23/03/2019
Professora da Urcamp vai desenvolver pesquisa na Espanha | Candiota | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ana Colpo (à direita) com a aluna estagiária do projeto Franciele Alves Valério da Rosa


Sob o título “Vias de sinalização de receptores canabinóides na neurodegeneração inflamatória: papel das vias de sinalização redox”, um projeto está sendo desenvolvido com financiamento dos governos da Espanha e do México, sendo coordenado pelos professores Isaac Túnez (Universidade de Córdoba/Espanha) e Abel Santa María del Ángel (Instituto de Neurologia e Neurocirurgia Juán Velasco/México). Pela Urcamp, a professora e coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Zilda Colpo, está integrando a equipe  como pesquisadora associada e viaja no próximo dia 30, permanecendo na Espanha até o dia 15 de abril. Em 2020, o grupo de pesquisadores volta a se reunir e o término do estudo está previsto para 2021.

A professora da Urcamp vem se dedicando à pesquisa básica e trabalhando nessa linha há oito anos, seu foco é estresse oxidativo, longevidade, doenças crônicas e compostos derivados de produtos naturais. Na instituição, o modelo utilizado nas suas pesquisas é a Drosophila melanogaster, conhecida popularmente como mosca da fruta. Esse inseto tem sido cada vez mais reconhecido como um bom modelo para estudar questões metabólicas e suas vias de regulação, assinala ela.

De acordo com a professora, durante o trabalho, na Espanha, o grupo irá avaliar como a ativação de receptores (moléculas capazes se ligar outras moléculas de afinidade no sistema nervoso) canabinóides que são compostos da planta Cannabis sativa (maconha), podem atuar reduzindo processos  inflamatórios que levam a neuro degeneração, em doenças relacionadas ao cérebro. Segundo Ana Colpo, já existem estudos comprovando que a ativação desses receptores é capaz de reduzir o estresse oxidativo e a disfunção mitocondrial no cérebro de ratos, no entanto, os mecanismos de proteção que ocorrem, permanecem indeterminados, assim, o principal objetivo do estudo é ampliar esse conhecimento.

Através da utilização dos canabinóides, sintetizados a partir da Cannabis sativa, pretende-se atestar que essa substância possui potencial terapêutico. Em termos práticos, a partir desse resultado, pode-se sugerir o uso derivados da planta para tratamento adjuvante em pessoas com as doenças como: Alzheimer, doenças de Parkinson e demências, por exemplo. “Essa articulação internacional é uma oportunidade para aumentar a experiência, as habilidades e motivação pessoal. Além disso, os resultados do projeto comporão uma pesquisa de qualidade e as publicações serão motivos para aumentar a respeitabilidade e fortalecer a política de internacionalização de nossa instituição”, revela a pesquisadora.

Para finalizar, a professora ressalta que é uma entusiasta e apoiadora da causa das Mulheres na Ciência, dessa forma seu trabalho também busca ampliar a inserção e visibilidade das mulheres nesse campo. “O que queremos, para nossa geração e para as gerações mais novas, é mudar o paradigma de diferenças de gênero, buscando um crescimento genuíno, inclusivo e sustentável”, conclui.

 

Ana Colpo é fisioterapeuta, especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva, mestre e doutora em Bioquímica.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br