MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Minuano Saúde

Odontologia estética

Publicada em 25/03/2019
Odontologia estética | Minuano Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pág 2 ou 3

Existem diversas técnicas e materiais que podem satisfazer o desejo individual estético de cada pessoa. A odontologista Vanessa Mendonça Moreira destaca que, dentre os tratamentos mais procurados, estão lentes ou facetas dentárias, clareamento, próteses fixas e o implante dentário.

Para se ter sucesso nos tratamentos estéticos, porém, é necessário avaliação profissional, qualidade dos materiais empregados e até mesmo do gel clareador. No caso das próteses e implantes, para se alcançar um resultado estético satisfatório,  os tipos de cerâmica e um laboratório especializado para realizar estes procedimentos são essenciais.

Nos implantes dentários, por sua vez, é preciso mostrar para o paciente a marca que está sendo usada, pois as mais conhecidas chegam a ter 99% de sucesso nas cirurgias.

Nesta edição, a profissional Vanessa Moreira irá falar das facetas e dos implantes dentários. 

  

O que são facetas e implantes dentários e a importância na estética

Quem possui um sorriso sadio gosta de exibi-lo, mas sorrir pode ser uma experiência dolorosa, emocionalmente e fisicamente. Felizmente, há várias opções para ajudar a resolver problemas dentários. E uma das mais populares são as facetas ou laminados de porcelana .

Vanessa conta que as facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal, dando um aspecto natural e atraente.

Porcelana?

As facetas de porcelana são pequenas peças trabalhadas para cobrir a parte frontal dos dentes. Elas são resistentes e têm aparência natural.

Para preparar os dentes para essas facetas, o dentista removerá cerca de 1 milímetro de esmalte da superfície de cada dente. A seguir, ele obterá a impressão do lado interno da boca, produzirá um modelo de gesso. Quando prontas, são fixadas com cimento dentário.

Dentes pigmentados, lascados, cariados ou tortos são bons candidatos para as facetas. Elas também são benéficas em situações de pequenos espaços (diastemas) entre dois dentes, assim como para pequenos problemas relacionados à estética e de oclusão, diz Vanessa.

A profissional ainda destaca que o paciente deve informar ao dentista sobre o que deseja corrigir e o que está buscando em um novo sorriso. “Com o uso da técnica por imagens para cosmética, a pessoa poderá até ter uma visão antecipada do novo sorriso”, completa.

Vantagens e desvantagens

A cirurgiã-dentista revela que, além de beneficiar esteticamente, esse é um procedimento muito simples e rápido. “Os materiais usados para preparar essas facetas também fornecem resistência a manchas de café, chá e de outros alimentos as quais os dentes naturais não protegem tão facilmente”, conta.

Entretanto, uma vez removido o esmalte, o procedimento é irreversível, ressalta a especialista. “O paciente deve ter em mente que, uma vez cimentada a faceta, a cor não pode ser alterada. A pessoa pode também apresentar sensibilidade à temperatura por alguns dias. As facetas são resistentes, mas podem ser danificadas pela mastigação e por roer unhas; por isso, esses hábitos precisam ser eliminados”, alerta Vanessa.

A dentista afirma que o paciente deverá cuidar das novas facetas de porcelana com o mesmo cuidado dedicado aos dentes. “A rotina de higiene bucal normal deve ser mantida. O uso do fio dental uma vez ao dia e a escovação duas vezes ao dia, com um creme dental com flúor. Isso ajuda a remover os resíduos alimentares e a placa bacteriana responsável pela cárie e problemas gengivais. Consulte seu dentista e peça a ele que recomende produtos de higiene bucal que ajudam a manter a durabilidade das restaurações dentárias. Se você apertar ou ranger os dentes o dentista também poderá sugerir uma proteção noturna para proteger as facetas de qualquer dano durante o sono”, complementa.

Implantes dentários

O implante unitário consiste numa peça de titânio (como a raiz de um dente) que é cirurgicamente inserida no osso e permite que o dentista coloque um dente substituto ou uma coroa por cima. Vanessa informa que implantes dentários apresentam um grande benefício, como não necessitar serem ancorados em outros dentes, não é necessário desgastá-los, como é o caso das pontes.

Vantagens

A especialista garante que os implantes dentários podem melhorar a autoestima, porque dá a sensação e a aparência de um dente normal. “Muitas pessoas que eram tímidas ao sorrir devido ao espaço de um ou mais dentes ausentes se sentem muito mais confortáveis, após um procedimento como esse. Além da estética, um implante dentário também pode facilitar na alimentação e na fala, já que se trata de uma estrutura firme e estável melhorando consideravelmente a qualidade de vida”, acrescenta Vanessa.

Cuidados

Bons hábitos de saúde bucal são essenciais, salienta a odontologista. “Deve-se utilizar o fio dental e escovar os dentes três vezes por dia. Além disso, é importante visitar seu dentista a cada seis meses para realizar um exame e limpeza”, argumenta.

Para realização dos implantes dentários, é necessário um estudo criterioso do tipo de osso que o paciente possui. O exame mais indicado, diz Vanessa, é tomografia. Através dos cortes tomográficos pode-se planejar o melhor implante a ser instalado no paciente.

Caso o osso seja muito fino ou mole e incapaz de suportar um implante, o dentista pode solicitar um enxerto ósseo, explica Vanessa. “Caso não haja altura óssea suficiente no maxilar superior ou caso os seios maxilares estejam muito próximos ao maxilar, você pode solicitar um levantamento do seio maxilar. São pedidos também exames complementares para avaliar a condição de saúde geral do paciente antes da realização da cirurgia de implante”, pondera.

As próteses sobre implantes são confecciona de acordo com a indicação do tempo de osseointegração de cada marca de implante. A maioria dos sistemas de implantes quando não for o caso de carga imediata, permite a personalização da prótese (dentes) em 3 ou 4 meses após a instalação dos implantes.

Caso você possua um ou mais dentes ausentes e ache que um implante dentário possa ser a solução.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br