MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

PT abre processo para analisar postura do vereador Fuca

Publicada em 27/03/2019
PT abre processo para analisar postura do vereador Fuca | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Parlamentar afirma lamentar abertura de procedimento que pode resultar em expulsão

O diretório estadual do PT abriu um processo para avaliar a postura ética do vereador Rafael Rodrigues (Fuca), reeleito para o Legislativo bajeense, em 2016. A representação contra o parlamentar foi assinada por 27 filiados da sigla de oposição ao governo, que questionam o alinhamento do petista com o gestão municipal do PTB – conduta que seria exemplificada por votações na Câmara.
O presidente do partido em Bagé, Flávius Borba (Dajulia), destaca que a comissão de ética estadual analisou documentos com assinaturas de filiados pedindo a expulsão do vereador. O colegiado também ouviu Fuca, o líder da bancada na Câmara, vereador Lélio Lopes (Lelinho), representantes dos correligionários que pediram a expulsão, além de testemunhas a favor e contra o parlamentar.
Fuca nega a acusação, afirmando que apresenta justificativas em todas as votações em plenário. “Já deixei claro que estou sempre a favor da população. Prezo, primeiro, pela população. É assim que voto e já deixei isso claro. Comecei meu mandato assim e vou terminá-lo desta forma”, pontua.
O parlamentar alega, em contrapartida, que é alvo de perseguição. “Quando lancei minha pré-candidatura a deputado estadual, enfrentei resistência no diretório municipal. Sou um representante jovem, negro e da periferia, e não consegui ser candidato”, argumenta.
O vereador lamenta a abertura do processo, mencionando a saída de lideranças da legenda. “O diretório estadual está fazendo a sua parte. Eu respeito o processo, mas é uma decepção, sim. O PT deveria se preocupar com a perda de nomes importantes, como o do ex-prefeito Folador (de Candiota) e o do ex-prefeito Jairo Jorge (de Canoas). Estão conseguindo nos afastar do partido”, avalia.
A direção municipal do PT é enfática ao rebater à concepção de perseguição, defendendo a transparência do procedimento enfrentado por Fuca. Dajulia garante, inclusive, que o processo conduzido pela comissão de ética confere ‘total direito de defesa do vereador’. “Em nenhum momento está havendo perseguição ao Fuca”, reforça.

Procedimento
O processo aberto pelo PT é movido por uma representação. No caso de Fuca, o pedido foi assinado por 27 filiados. O procedimento envolve a oitiva do parlamentar e de testemunhas, que foram encerradas ontem.
O próximo passo consiste na elaboração, por parte da comissão, de um relatório com indicativo de arquivamento ou punição, que pode resultar na expulsão.  Por fim, o diretório estadual vota o relatório (contra ou a favor). “Se for expulso, ainda pode recorrer à justiça”, afirma Dajulia.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br