ANO: 25 | Nº: 6356
29/03/2019 Cidade

Após inauguração de novo reservatório, Daeb vai reformar estrutura centenária

Foto: Divulgação

Intervenção deve iniciar tão logo nova unidade comece a operar
Intervenção deve iniciar tão logo nova unidade comece a operar

A inauguração do novo reservatório do Departamento de Água Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), que acontece hoje, às 10h, na Estação de Tratamento de Água (ETA), antecederá outra intervenção. O funcionamento da nova estrutura irá possibilitar a reforma do atual reservatório, inaugurado em 1911.
De acordo com o diretor do departamento, Graciano Aristimunha Pereira, a estrutura antiga foi feita de alvenaria de pedra granítica, há mais de 100 anos, e está ultrapassada. Ele salienta que a capacidade de armazenamento do reservatório está reduzida, devido às diversas avarias, e possui vazamentos e acúmulo de areia no fundo - ou seja, necessita de uma intervenção para voltar a funcionar a pleno. “Devemos fazer a manutenção com o próprio pessoal da autarquia”, comenta. A intervenção, porém, dependerá do início da operação do novo. Após a autarquia finalizar a interligação da nova estrutura com a antiga, na próxima semana, executará a ligação com as adutoras para realizar, posteriormente, a reforma.
Pereira explica que ainda não há previsão para o início das obras de revitalização, mas garante que mesmo ultrapassado, o tanque centenário cumpre seu papel. “A manutenção irá permitir a vedação, pintura e o armazenamento dos quatro milhões de litros que a estrutura permite. Com isso (somada à nova estrutura), teremos a capacidade de armazenamento de oito milhões de litros” relata ao evidenciar a meta de garantir o funcionamento de ambos.
Já o novo local é todo em chapas de aço vitrificado para armazenamento de água tratada. O material garante que não haja corrosão interna ou externa nas paredes, diminuindo significativamente despesas com manutenção e garantindo maior segurança e economia ao sistema, informou o Daeb.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...