ANO: 25 | Nº: 6381
29/03/2019 Cidade

Museu Dom Diogo de Souza recebe doação de pertences de Luís Simão Kalil

Foto: Tiago Rolim de Moura

Itens podem ser vistos na Sala da Medicina
Itens podem ser vistos na Sala da Medicina

Há cerca de 12 anos, a Sala da Medicina do Museu Dom Diogo de Souza, expõe itens pertencentes a médicos que fizeram parte da história da Rainha da Fronteira. Neste mês, uma doação que complementou o acervo da instituição foi o recebimento de pertences do médico e ex-prefeito de Bagé, Luís Simão Kalil, falecido em 2013. A doação foi feita através do presidente da Associação dos Amigos do Museu, doutor Adauto Simões Pires, junto aos filhos do médico, Elias Kalil e Rita Kalil Menezes.

Entre os itens doados, estão o diploma de Kalil, instrumentos cirúrgicos, um troféu que recebeu ao ser homenageado na Semana da Medicina, quando foi prefeito municipal. Além disso, também foi doada a placa do consultório do médico, que irá compor a coleção de placas na entrada da sala, inaugurada em 2007, com apoio da então presidente da Sociedade de Medicina de Bagé doutora Cledinara Rodrigues Salazar.

Para as gestoras dos museus mantidos pela Fundação Attila Taborda (Fat/Urcamp), Carmen Barros (Lula) e Maria Luíza Pêgas (Lala), a doação tem importante significado para o acervo do museu. "A sala se mantém através das doações das famílias, que muito significam para a história desse museu que também foi um hospital e consequentemente tem uma história ligada à medicina de Bagé", declara.

A instituição aceita doações de novos itens que agreguem ao seu acervo. Os itens podem ser entregues no museu, na rua Emílio Guilayn, nº 759, durante horário de expediente. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: museudomdiogo@urcamp.edu.br.

Perfil

Luís Simão Kalil nasceu em 19 de novembro de 1937, filho de Elias Kalil, imigrante libanês, e de Labibe Simão Kalil. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1961. Estabeleceu sua clínica em Bagé e foi plantonista no Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência (Samdu), do pronto-socorro; cirurgião do Iapi e do INPS. Também foi diretor do Centro Cirúrgico e da Santa Casa de Caridade e implantou a assistência médica do IPE/RS em Bagé e região, chefiando o serviço por mais de 30 anos.

Ingressou na política em 1970, quando se filiou ao PDS, partido pelo qual se elegeu vereador em 1976. Foi presidente da Câmara de Vereadores. Em 1988, concorreu a prefeito e saiu vitorioso, cumprindo mandato até 31 de dezembro de 1992. Sempre exerceu atividades comunitárias em instituições filantrópicas.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...