MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

ELLAS

São José dos Ausentes: um cenário global

Publicada em 29/03/2019
São José dos Ausentes: um cenário global | ELLAS | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Por Marcelo Rodriguez

Localizado no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, a aproximadamente 600 km de Bagé, o município de São José dos Ausentes é conhecido pela hospitalidade, pelo turismo rural e, sobretudo, pela beleza de suas paisagens, especialmente dos cânions e cachoeiras. O ponto mais alto dos gaúchos fica em solo ausentino. O Pico do Monte Negro, distante 45 km do centro da cidade, possui 1.403 metros, em relação ao nível do mar. O conjunto de paredões, que abraça o município, marca a fronteira entre o nosso Estado e Santa Catarina.

As paisagens do município se tornaram conhecidas no mundo todo após terem servido de cenários para novelas e minisséries da TV Globo. As novelas “Esplendor”, “Chocolate com pimenta”, “O Profeta” e, mais recentemente, “Além do tempo”, assim como a minissérie “A Casa das Sete Mulheres”, foram gravadas por lá. À época, para acomodar as equipes de gravações, vários hotéis fazenda se instalaram em solo ausentino, impulsionando-o turisticamente. Inclusive, hoje, há roteiros que levam os visitantes através dos “cenários de novela”.

A cidade é, também, uma das mais fria do Rio Grande do Sul. No final de agosto de 2013, por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia confirmou a temperatura mínima de -1,3ºC e neve, que chegou a 30 cm e os flocos caíram durante de oito horas, aproximadamente. Além do registro de temperaturas muito baixas ser frequente por lá, as geadas também são. Não é à toa que, no centro da cidade, em frente à Igreja Matriz, foi construído artesanalmente um termômetro de mercúrio, que também se tornou um ponto turístico.

Mas, vamos voltar às paisagens deste lugar que, sinceramente, perdoem o trocadilho, são de novela mesmo. Aliás, os clicks aqui reproduzidos são do incrível fotógrafo Vicente Vaccaro, de Porto Alegre. O site dele é www.vicentevaccaro.com.br e por lá vocês podem conhecer um pouco mais do trabalho deste profissional.

Cânions

Com já falei no início, é em São José dos Ausentes que se localiza o pico mais alto do Rio Grande do Sul, o Pico do Monte Negro. Em sua base, está o cânion de mesmo nome. É possível chegar de carro bem perto do pico é também caminhar pela borda dos paredões, onde a vista é incrível. Outra beleza natural é o Cânion Boa Vista, localizado na Pousada Ecologica dos Cannyons, que emprestou sua deslumbrante vista como cenário para a novela “Além do Tempo”.

Cachoeiras

O Cachoeirão dos Rodrigues, uma cachoeira de 28 metros com uma sucessão de grandes quedas de água, foi cenário de “O Profeta”. Indo por uma trilha entre campos, riachos e florestas típicas chega-se à Cachoeira das Sete Mulheres, cortada por paredões de pedra, que foi cenário da famosa minissérie de quase mesmo nome. No mesmo município, a natureza esculpiu outro fenômeno ímpar na América Latina: dois rios correm paralelamente separados por um monte.

Outras atrações

Há, pelo menos, seis opções de trilhas pelas montanhas, cachoeiras e mata nativa, quase todas auto guiadas e de fácil acesso. Localizado no antigo caminho dos tropeiros povoadores dos Campos de Cima da Serra, o Mirante Serra da Rocinha é outra ótima opção para conhecer. Por fim, o Museu Waldemor dos Santos Boeira possui uma surpreendente amostra da história do Rio Grande do Sul, com peças pertencentes aos primeiros moradores da região, e é considerado o segundo maior museu familiar do Estado.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br