ANO: 25 | Nº: 6399
29/03/2019 Cidade

Segunda ação de coleta de sangue do ano acontece neste sábado

Foto: Tiago Rolim de Moura

Hemopel necessita, principalmente, dos tipos sanguíneos O- e A-
Hemopel necessita, principalmente, dos tipos sanguíneos O- e A-
Bagé receberá uma nova ação de coleta de sangue neste sábado. A arrecadação, realizada pelo Hemocentro de Pelotas (Hemopel), acontecerá no Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), pela manhã, das 8h às 11h, e durante à tarde, das 13h30min às 15h.

Segundo a assistente social do Hemopel, Gisele Pinto, que atua como coordenadora da atividade, a ação busca coletar cerca de 100 bolsas entre 130 cadastros de doadores feitos durante a manhã, sendo que a equipe já prevê que nem todos os estarão aptos a fazer a doação na data. Ela conta que os bancos de sangue da região precisam do auxílio de doadores de todos os grupos sanguíneos, mas reforça que há maior necessidade nos tipos A e O negativos.

Na última coleta, que foi realizada em fevereiro, foram realizados 123 cadastros, com a doação de 96 bolsas de sangue, número superior ao registrado nos últimos meses e que teve avaliação positiva da equipe. "Esperamos que a população de Bagé assuma conosco essa responsabilidade em doar sangue e mantenha os estoques abastecidos para atendimento da demanda", afirma a assistente social.

Nova estrutura

Assim como foi feito no mês passado, a coleta de sangue será feita na nova repartição disponibilizada no centro clínico do HU, com estrutura reformada e climatizada. Sobre o novo espaço, a representante do Hemopel agradece à equipe do hospital, que desde 2018 cede e qualifica o espaço para melhor atender a população. "A ideia é sempre essa: qualificar para receber nossos doadores. Com esse espaço, a gente acredita que vai atender melhor e dar mais conforto aos doadores", declara Gisele.

Quem pode doar
Para doar, é necessário estar saudável e alimentado, pesar igual ou mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade necessitam de autorização dos pais ou responsáveis), estar em um intervalo entre as doações de 60 dias para homens e 90 para mulheres, estar fora do período gestacional (três meses após o parto ou fora do período de amamentação), não ter tido hepatite após 10 anos de idade, não ser portador de epilepsia e não ter diabetes.

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...