MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Seminário discutirá necessidade de Licenciamento Ambiental

Publicada em 29/03/2019

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Infraestrutura (Proplan), realiza o Seminário Licenciamento Ambiental. O evento, que ocorre nesta sexta-feira, no salão nobre da Prefeitura de Bagé, é dirigido aos campi da instituição, mas também pode ser assistido por pessoas de outras instituições que estejam interessadas no processo.

Conforme a arquiteta Carina Hamm Oliveira Bispo, que é responsável pela programação do evento, o objetivo do seminário é informar aos gestores e professores dos campi sobre os procedimentos necessários para a realização do licenciamento ambiental na Unipampa, a fim de melhorar as condições ambientais da instituição. “É a ferramenta mais importante para a universidade ter controle ambiental em suas atividades”, afirma.

Carina relata que o Licenciamento Ambiental é um procedimento que se tornou obrigatório para todos os campi de instituições de Ensino Superior, através de resolução do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema). “É um procedimento demorado, mas que precisa ser feito. Então, estamos iniciando o processo com esse seminário”, declara.

Durante o evento, segundo a arquiteta, será montado um grupo de trabalho multidisciplinar, que atuará na confecção dos laudos e protocolos, para que toda a documentação seja entregue até o final deste ano, aos órgãos responsáveis pela licença.

Programação

A atividade inicia às 8h15min com o credenciamento dos participantes. Já a abertura ocorre, na sequência, com a presença do vice-reitor da Unipampa, Maurício Aires Vieira, dos pró-reitores de Planejamento e Infraestrutura, Luís Hamilton Tarragô Pereira Jr. e José Waldomiro Jimenez Rojas, e do coordenador de Infraestrutura da Unipampa, Carlos Cardoso da Costa e Silva Júnior.

Logo após, às 9h, haverá a palestra com o engenheiro-agrônomo e gerente da regional Sul da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), Paulo Duarte. Em seguida, Carina e a equipe de Coordenadoria de Infraestrutura da Proclan apresentarão as demandas de Licenciamento Ambiental dos campi da Unipampa e o planejamento para o procedimento. Entre as ações, haverá um momento para debate e, por fim, às 11h30min, acontecerá a apresentação da proposta de plano de trabalho para diagnóstico dos espaços físicos dos campi.

Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br