MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bioma em foto

Publicada em 30/03/2019
Bioma em foto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Bothrops alternatus - Exemplares das fotos foram fotografados pelo biólogo Rafael Lucchesi Balestrin, doutor em Zoologia e professor do curso de pós-graduação em Educação e Gestão Ambiental da Urcamp

As serpentes do gênero Bothrops são encontradas em todo território nacional, sendo responsáveis pela grande maioria dos acidentes ofídicos que ocorrem no País. Na região da Campanha gaúcha, ocorrem duas espécies: Bothrops alternatus (cruzeira ou urutu) e Bothrops pubescens (jararaca-pintada). Na região de Bagé, a cruzeira é a serpente peçonhenta mais citada pela população, sendo comum inclusive na área urbana dos municípios. É de grande porte, podendo chegar a 1,7 m, com corpo robusto e cauda relativamente curta, apresentando coloração marrom, com manchas grandes no corpo, com o formato de um C, ferradura, ou gancho de telefone, sendo essas manchas bordeadas de branco. A jararaca-pintada geralmente não passa de 80 cm de comprimento, e quando jovem possui a ponta da cauda branca, que utiliza para atrair presas, como pequenos anfíbios. Possuem coloração marrom ou acinzentada, com trapézios escuros bordeados de branco, imperfeitos, geralmente divididos em três partes. Ambas as espécies possuem hábitos terrestres, crepusculares e noturnos, são vivíparas, geralmente com 11 filhotes (jararaca) e entre 16 e 20 filhotes (cruzeira), que nascem entre fevereiro e março. Em caso de acidentes, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível para o tratamento com soro antiofídico.
Para saber mais sobre essa ou outras espécies da flora e fauna do Bioma Pampa, entre em contato com o curso de Ciências Biológicas da Urcamp, pelo telefone (53) 3242-8244, ramal 212.


Exemplares das fotos foram fotografados pelo biólogo Rafael Lucchesi Balestrin, doutor em Zoologia e professor do curso de pós-graduação em Educação e Gestão Ambiental da Urcamp.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br