MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Mais de 50 pássaros são encontrados mortos no bairro São Domingos

Publicada em 30/03/2019
Mais de 50 pássaros são encontrados mortos no bairro São Domingos | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pardal, João de Barro e Pompa rola foram outras espécies recolhidas

Após uma denúncia ao Pelotão Ambiental da Brigada Militar, membros do órgão, do escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o coordenador ambiental da Secretaria de Educação, Uequerlan Ribeiro Hilário, realizaram vistorias no bairro São Domingos, onde recolheram 52 pássaros mortos, por motivo, até então, desconhecido.

De acordo com a chefe do escritório do Ibama de Bagé, Janize Medeiros, com base nas informações fornecidas, duas áreas foram vistoriadas e os animais mortos foram localizados. "As aves foram identificadas e algumas foram coletadas para posterior análise", explicou. Ela destaca que as amostras coletadas foram enviadas para a realização de necropsia. "Foram encaminhadas para uma veterinária da cidade de Bagé e para a Universidade Federal de Pelotas", ressaltou.
Janize ainda informou que, conforme análise prévia realizada pela veterinária Eliane Soares Machado, no papo e estômago das aves analisadas haviam grãos de milho e as lesões internas são sugestivas de envenenamento. "O produto tóxico só é possível a identificação com a análise toxicológica, que estamos procurando meios de realizar. As amostras do conteúdo do papo e estômago das aves será preservado para a realização da análise quando possível", complementou.
A chefe conta que, dentro do Ibama, um processo é aberto, onde as informações são reunidas com o objetivo de apurar os responsáveis. Foram recolhidas caturritas, pomba rola, João-de-barro e pardais. A apuração dos fatos continuará, acrescenta a representante do Ibama. "E sendo encontrado o responsável, será lavrado auto de infração conforme a Lei 9.605/1998 e Decreto Federal 6.514/2008. No caso da caturrita, a multa é R$ 5.000 por indivíduo, por estar listada na Cites. Destaco que as aves que não foram recolhidas para a análise, foram retiradas pela Secretária Municipal de Meio Ambiente e foi dado o devido destino", completa.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br