ANO: 26 | Nº: 6573
30/03/2019 Segurança

Mais de 50 pássaros são encontrados mortos no bairro São Domingos

Foto: Divulgação

Pardal, João de Barro e Pompa rola foram outras espécies recolhidas
Pardal, João de Barro e Pompa rola foram outras espécies recolhidas
Após uma denúncia ao Pelotão Ambiental da Brigada Militar, membros do órgão, do escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o coordenador ambiental da Secretaria de Educação, Uequerlan Ribeiro Hilário, realizaram vistorias no bairro São Domingos, onde recolheram 52 pássaros mortos, por motivo, até então, desconhecido.

De acordo com a chefe do escritório do Ibama de Bagé, Janize Medeiros, com base nas informações fornecidas, duas áreas foram vistoriadas e os animais mortos foram localizados. "As aves foram identificadas e algumas foram coletadas para posterior análise", explicou. Ela destaca que as amostras coletadas foram enviadas para a realização de necropsia. "Foram encaminhadas para uma veterinária da cidade de Bagé e para a Universidade Federal de Pelotas", ressaltou.
Janize ainda informou que, conforme análise prévia realizada pela veterinária Eliane Soares Machado, no papo e estômago das aves analisadas haviam grãos de milho e as lesões internas são sugestivas de envenenamento. "O produto tóxico só é possível a identificação com a análise toxicológica, que estamos procurando meios de realizar. As amostras do conteúdo do papo e estômago das aves será preservado para a realização da análise quando possível", complementou.
A chefe conta que, dentro do Ibama, um processo é aberto, onde as informações são reunidas com o objetivo de apurar os responsáveis. Foram recolhidas caturritas, pomba rola, João-de-barro e pardais. A apuração dos fatos continuará, acrescenta a representante do Ibama. "E sendo encontrado o responsável, será lavrado auto de infração conforme a Lei 9.605/1998 e Decreto Federal 6.514/2008. No caso da caturrita, a multa é R$ 5.000 por indivíduo, por estar listada na Cites. Destaco que as aves que não foram recolhidas para a análise, foram retiradas pela Secretária Municipal de Meio Ambiente e foi dado o devido destino", completa.

Mais imagens

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...