MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Jornal MINUANO: contando a história de Bagé há 25 anos

Publicada em 01/04/2019
Jornal MINUANO: contando a história de Bagé há 25 anos | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Jornal integra rotina de Ary Brinhol Jardim

Há exatos 25 anos, a história e o dia a dia da Rainha da Fronteira passaram a ser transcritos em páginas com a facilidade de acesso a casa dos bajeenses. Assim surgiu, no dia 1º de abril de 1994, o Jornal MINUANO. Um quarto de século, mais de seis mil edições se passaram desde esse dia e muita coisa mudou: equipe de jornalismo, administração, gráfica, identidade visual, periodicidade e sede. Mas uma coisa se manteve nestas mais de duas décadas: o compromisso com os leitores.
Quem acompanhou todas as modificações estruturais do Jornal, desde o início, já o considera não apenas como ferramenta de informação, mas como item indispensável do cotidiano. É o caso do produtor rural Ary Brinhol Jardim. Do alto de seus 88 anos, 25 deles foram divididos com as páginas do Jornal MINUANO. "A primeira coisa que eu faço, pela manhã, é ler o jornal. Já é de praxe", conta.
Assinante desde a primeira edição, ele nunca mais ficou sem receber o periódico em sua casa. E com tanta intimidade com a fonte de informação, natural que um dos assinantes mais antigos tenha sua preferência na hora de escolher por onde começar a leitura: "Eu leio todo o Jornal, mas o que mais gosto é política (Fogo Cruzado) e a polícia (Minuano Segurança)", relata.
E com a mesma intimidade, o leitor também tem sua própria avaliação do Jornal. "O conteúdo é muito bom. Só gostaria que aumentassem um pouco as letras. Têm algumas partes com a letra pequena que dificulta na hora de ler. Mas, por enquanto, eu ainda enxergo bem", brinca.
É também com sentimento de carinho que o advogado Roberto Hecht Jr. recebe diariamente seu exemplar. Com 55 anos, é um leitor e apreciador assumido do conteúdo jornalístico do periódico desde que iniciou a leitura do primeiro exemplar, há 25 anos.
Ele recorda que o Jornal e seu próprio ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil iniciaram quase no mesmo período. Assim, nas páginas do Jornal é possível traçar o histórico da vida profissional do advogado, que guarda desde a primeira edição em caixas e pastas, separados por assuntos, como publicações profissionais ou de cunho sentimental e familiar. "Tenho todas as publicações do MINUANO desde o dia em que entrei na OAB. E todas as notícias que são publicadas sobre mim ou a minha família, eu coloco em uma pastinha. Um dia alguém vai olhar", observa.
Para Hecht, o que chama atenção é o comprometimento com a verdade. "É um Jornal nosso, de Bagé, que traz as notícias daqui sem nenhum cunho político. Tem sido, para mim, há anos, o Jornal da cidade. Minha preferência é o MINUANO pela credibilidade", destaca.
Desde que tomou a iniciativa de ligar para o Jornal e solicitar receber os exemplares , desde a primeira edição, há 25 anos, a rotina é a mesma, compartilhada pelo pai. "Chego no escritório e meu primeiro ato como advogado é ler o MINUANO. Meu pai chega antes e é o primeiro a ler. Então, quando chego, ele vem me entregar e já faz algum comentário sobre os assuntos do dia: olha Roberto, hoje tem tal e tal notícia'", revela o advogado.
Questionado sobre um momento marcante que tenha vivenciado junto ao MINUANO, ele relembra a cobertura jornalística realizada no processo da escolha de seu nome como presidente da Subsecção de Bagé da OAB, em 2007. "Não comunicamos nada sobre a eleição e a posse da nova diretoria. Para minha grata surpresa, nossa comemoração saiu na capa do jornal no outro dia. Ficamos muito felizes pelo prestígio do próprio Minuano ir até nós", destaca.
Pelos 25 anos, o advogado deixa uma mensagem: "Nunca deixei de assinar e só vou deixar se algum dia ele não existir mais. O Jornal está de parabéns. Vida longa ao MINUANO".
O MINUANO surgiu como jornal impresso semanário em 1994 e em 1996 passou a ser distribuído diariamente. O jornal pertence à Fundação Attila Taborda (Fat), mantenedora da Urcamp, do Hospital Universitário Doutor Mário Araújo e da Casa da Menina e funciona como laboratório para os acadêmicos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Urcamp.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br