MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Baixo volume de chuva em março faz nível de barragens diminuir

Publicada em 03/04/2019
Baixo volume de chuva em março faz nível de barragens diminuir | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Sanga Rasa opera com 80% de sua capacidade

por Larissa Macedo e Nadine Posqui
Acadêmicas de Jornalismo da Urcamp

Após o mês de janeiro ter registrado grande volume de chuva, chegando ao total de 435,4 milímetros (mm), fevereiro alcançou 52,7 mm de precipitação. Já março, que encerrou no final de semana, terminou com apenas 18,8 mm contabilizados. Os dados foram registrados pelo Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb).

Segundo informações cedidas pelo diretor de Captação e Tratamento, Maiquel Santos Vieira, o controle do nível da água é registrado manualmente duas vezes por semana, através da torre de registro. "O monitoramento pode variar conforme o nível de chuva", comenta.

Conforme medição realizada na segunda-feira, pelo Daeb, a barragem Emergencial opera com 100% de sua capacidade. A situação, porém, é diferente nos demais reservatórios. A do Piraí está trabalhando com 1,1 metro abaixo do nível, ou seja, está 89% cheia. Por sua vez, a Sanga Rasa, principal reservatório de Bagé, opera em 80%, estando dois metros aquém do ideal.

O departamento reconhece a situação de escassez pluviométrica recente, mas salienta que não é necessário preocupação. Ao mesmo tempo, sugere que a população evite o desperdício de água.

Previsão

Para o início do mês de abril, a previsão é de retorno da chuva. Os próximos dias, em Bagé, devem ser de tempo instável, oscilando entre calor e momentos de precipitação, mas a quantidade prevista não é significativa. De acordo com o Climatempo, hoje, o prognóstico é de que o calor deve permanecer, com o céu alternando entre alguns períodos de sol e nuvens, podendo chover até 15 mm a qualquer hora do dia. A previsão é de que a temperatura fique entre 21ºC e 27ºC. Amanhã, a mínima deve ser de 21ºC e a máxima de 27ºC. A possibilidade de chuva permanece, podendo haver até 20 mm de precipitação.

Para o final da semana, na sexta-feira, o calor e a possibilidade de chuva devem dar uma trégua. A previsão é de que a mínima seja de 16ºC e a máxima alcance 22ºC. Os dados foram apurados junto ao Inmet e Climatempo.

Clima estável

Já no restante do Rio Grande do Sul, o clima deve ser de tempo seco e altas temperaturas. É o que aponta o boletim emitido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A previsão é de que a semana seja de pouca chuva na maior parte do Estado.

As temperaturas devem baixar, entre hoje e quinta-feira, com a passagem de uma frente fria, que deve provocar chuva em todo o Estado. O volume esperado pode variar entre 15 e 25 mm na maior parte do Rio Grande do Sul. Na Fronteira Oeste, Missões, Vale do Uruguai, Planalto e na Serra do Nordeste, os valores oscilarão entre 30 e 45 mm, podendo superar 60 mm em alguns municípios dos Campos de Cima da Serra e no Litoral Norte.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br